/ Notícias / UCPel recebe visita da gerente do sistema Grandes Desafios Brasil
UCPel recebe visita da gerente do sistema Grandes Desafios Brasil
UCPel recebe visita da gerente do sistema Grandes Desafios Brasil
Escolhida como uma das parceiras do sistema Grandes Desafios - Brasil (Grand Challenger - Brazil), da Fundação Bill & Melinda Gates, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu nesta quinta-feira (22) a gerente do Programa, Claude Pirmez. A visita teve como objetivo acompanhar o andamento do projeto Gravidez Cuidada, Bebê Saudável, realizado pela Católica para identificar as causas da depressão gestacional.  

O projeto desenvolvido pela UCPel foi um dos nove aprovados em todo o país e concorreu com mais de 150 propostas. Iniciado em junho de 2016, a pesquisa tem como meta realizar acompanhamento psicológico e psiquiátrico de 1200 grávidas para entender quais são os mecanismos que levam à depressão. Conforme o coordenador do estudo, professor Ricardo Pinheiro, os dados obtidos deverão auxiliar na definição de formas mais eficientes para o tratamento e também evitar o desenvolvimento da doença. 

Na avaliação da gerente do sistema Grandes Desafios, a pesquisa na UCPel está com bom andamento e já apresenta retorno para a população.  “Essa pesquisa será responsável por auxiliar o desenvolvimento de crianças, incentivar a criação do vínculo entre mãe e filho além de também promover a inclusão e o desenvolvimento social”, avalia a gestora.   

Além do patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates, as nove pesquisas realizadas no país contam também com financiamento dos Ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia/CNPq. A parceria, de acordo com Claude, junta esforços para vincular pesquisa com função social e o desenvolvimento do cidadão. “A parceria é positiva por proporcionar o mesmo investimento financeiro para os dois parceiros e ainda utilizar a pesquisa como forma de desenvolvimento”, pontou.

Um dos diferenciais dos estudos selecionados pelo sistema Grandes Desafios – Brasil é ver os resultados das pesquisas financiadas reverterem em melhorias para a comunidade. Conforme Claude, o sistema pretende mudar o paradigma da pesquisa no país ao monitorar quais foram os dados obtidos e sua aplicabilidade para a sociedade. “Nosso papel é de ver como vamos transformar esse resultado para a sociedade, como vamos fazer para a comunidade se apoderar dessas conclusões para posterior uso. Queremos mudar a ideia de como se investe em pesquisa no país. Hoje, o investimento fica apenas no meio acadêmico”, explicou.

De acordo com o professor Pinheiro, coordenador do projeto na UCPel, o feedback da reunião demonstrou que o estudo realizado apresenta sinais claros de inovação e translação do conhecimento por romper com o padrão atual ao mesmo tempo em que propõe uma nova forma de fazer pesquisa. “A gerente destacou a importância que essa investigação tem por proporcionar a melhoria das condições de saúde de gestantes e bebês”, comentou.

Ainda conforme o coordenador, o estudo possui aspecto modificador e traz para alunos da graduação e pós-graduação a possibilidade de produção de conhecimento inovador e transformador da realidade. “Esse trabalho poderá ter um papel disruptivo no atual padrão de atenção de saúde para gestantes e recém-nascidos”, avaliou. A pesquisa prossegue até dezembro de 2018.       

A gerente do sistema Grandes Desafios foi recepcionada pelo reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, pela pró-reitora acadêmica Patrícia Giusti, pelo pró-reitor administrativo, Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos, pela coordenadora do Centro de Ciências da Saúde, Moema Chatkin e pelo coordenador da pesquisa e da pós-graduação stricto sensu da UCPel, Ricardo Pinheiro. 

Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?