/ Notícias / Bacharelado e Licenciatura em Filosofia têm nova coordenação
Bacharelado e Licenciatura em Filosofia têm nova coordenação
14.06.2017 | 16:36 | #filosofia
Bacharelado e Licenciatura em Filosofia têm nova coordenação
A professora Adriane Möbbs é a nova coordenadora das duas habilitações do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Um dos grandes desafios assumidos pela docente será a reformulação dos dois cursos e a adequação das disciplinas de acordo com uma nova proposta curricular. Outra grande novidade será a transição da licenciatura e do bacharelado para o período noturno já no próximo ano.

Conforme explica Adriane, o trabalho dará continuidade às ações realizadas pelo coordenador anterior, professor Enir Cigognini. Para a licenciatura, o trabalho será voltado para a reformulação do curso com a intenção de atender novas diretrizes e resoluções do Ministério da Educação. No bacharelado, o desafio será enfatizar a pesquisa e a produção científica voltada para programas de pós-graduação e também para o magistério superior.

“Sentimos a necessidade da criação de uma revista periódica para fomento e socialização das pesquisas. Queremos, também, incentivar de atuação dos estudantes junto a grupos de estudos para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo das participantes”, comenta, sobre as ações para o bacharelado. Na licenciatura, o compromisso será com o fortalecimento do curso e a formação de professores e pesquisadores que compreendam a sua função e responsabilidade social. 

Nos próximos meses, deverá entrar em funcionamento um laboratório com o objetivo de aproximar os acadêmicos das duas habilitações e proporcionar a atuação conjunta no desenvolvimento de pesquisas e produção de materiais didáticos. O espaço também será voltado para o incentivo de projetos voltados à extensão. 

Adriane possui doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Também é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua como professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia do Instituto Superior de Formação Humanística da UCPel, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa e do Comitê Gestor do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, da Católica. Ainda atua como membro do grupo de trabalho de Filosofia Hermenêutica da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF), membro fundadora da Associação Ibero-americana de estudos sobre Paul Ricoeur (ASIER) e autora do livro "O mal sofrido em Paul Ricoeur - um estudo sobre o sofrimento do justo" publicado pela Editora NEA.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?