/ Notícias / Projeto CheckIn leva informação e cultura aos alunos do Colégio Sinodal Alfredo Simon
Projeto CheckIn leva informação e cultura aos alunos do Colégio Sinodal Alfredo Simon
29.05.2017 | 10:20 | #institucional
Projeto CheckIn leva informação e cultura aos alunos do Colégio Sinodal Alfredo Simon
Estudantes do Colégio Sinodal Alfredo Simon foram os primeiros a receber as atividades do CheckIn, projeto desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em parceria com a rádio Maisnova. O evento itinerante leva informação e diversão aos alunos do Ensino Médio das escolas de Pelotas. Neste ano, o tema abordado é cultura pop.

A programação contou com uma palestra, a cargo da professora de Comunicação da UCPel, Otávia Cé. A docente tem passagem pela New York University, onde desenvolveu trabalhos na área de performance e gênero. Respeito à diversidade foi o ponto central de sua fala. A partir de exemplos do cinema, histórias em quadrinhos e jogos de vídeo game, foram questionados os padrões estéticos e de comportamento da sociedade atual. Igualdade de gênero e feminismo também pautaram a discussão e provocaram reflexões sobre comportamentos cotidianos. 

Para que haja mudança nos padrões impostos e quebra de estereótipos, a professora ressalta que a mudança deve acontecer por meio de atitudes e das ideias que transmitimos no dia a dia. Otávia mostrou aos estudantes que somos mais diversos que o retratado pelos veículos tradicionais. “A conversa de hoje serve para a vida. Devemos respeitar a diversidade, não há nenhum problema em ser diferente”, conclui. 

Para a estudante do 3° ano, Júlia Waltzer, o tema abordado é muito relevante e está relacionado aos assuntos que discute com amigos e colegas. Já na opinião de Ana Júlia Hirschlt, foi muito importante a abordagem do feminismo relacionada a exemplos do cinema. “Conseguiu fazer os meninos entenderem que é uma questão de igualdade”, pontuou. 

O colega Jean Garcia concorda e afirma ter aprendido coisas novas sobre o tema. Após a palestra, os estudantes se divertiram ao som de Pablo Iturriet.
As atividades foram avaliadas como positivas pelo diretor da escola, Volnei Mathies. Na opinião dele, programações fora da rotina de sala de aula são importantes para relações interpessoais e ampliação de conhecimentos diversos. 

Como participar

Escolas interessadas em receber o evento precisam disponibilizar um espaço que entendam como adequado para a realização da atividade, com telão e datashow. A rádio Maisnova levará a estrutura de sonorização. O contato pode ser feito pelo email comercialpelotas@maisnova.com.br ou pelo telefone (53) 3225-6566, ramal 2.

Confira a programação

30/05 – Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas

07/07 – Escola Estadual de Ensino Médio Professora Elizabeth Blaas Romano

13/07 – Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pedro Osório

10/08 – Escola de Ensino Médio Imaculada Conceição

17/07- Colégio Estadual Cassiano do Nascimento

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?