/ Notícias / Painel marca início das comemorações dos 55 anos do Serviço Social
Painel marca início das comemorações dos 55 anos do Serviço Social
26.05.2017 | 11:37 | #servico-social
Painel marca início das comemorações dos 55 anos do Serviço Social
Relembrar algumas das contribuições do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para a sociedade foi tema de um painel comemorativo aos 55 anos da graduação, considerada a segunda mais antiga do Estado. O evento também marcou o início da programação comemorativa da data, que deverá ter outras atividades voltadas para a comunidade no segundo semestre letivo.

Para a coordenadora do Serviço Social, professora Andréa Heidrich, chegar aos 55 anos do curso em um momento tão difícil para o país é marcante. “Nossa atividade é importante para o enfrentamento da crise. Outras já existiram e a nossa categoria sempre esteve unida e presente na defesa dos direitos sociais”, argumentou. 

Atualmente, são 1.426 profissionais formados pela UCPel. De acordo com a professora do curso e membro da comissão organizadora da atividade, Mara Medeiros, a intenção da programação será a de reunir o maior número possível de profissionais para as próximas atividades. 

O painel realizado na noite de quarta-feira (24), intitulado “A história do curso de Serviço Social da UCPel e sua contribuição na conquista de direitos sociais”, contou com a participação dos ex-professores do curso Alceu Salamoni e Maria Bernardette de Moraes Medeiros. Egressos e acadêmicos da graduação também participaram do encontro. 

Salamoni, durante sua fala no evento, lembrou do momento em que o curso da UCPel nasceu. “Em 1962, a população brasileira também vivia um momento de mobilização para barrar as reformas de base. E, pelo momento em que estamos vivendo no Brasil, tudo indica que a luta continua”, avaliou.  

Já a ex-professora destacou a formação diferenciada disponibilizada pelo curso, determinante para o exercício da atividade profissional. Lembrou ainda da circunstância em que foi convidada para dar aula na Católica, quando o professor Salamoni foi preso durante a Ditadura Militar. 

A atuação de Dom Antônio Zattera, fundador da UCPel, na procura do professor Salamoni, também foi lembrada durante o encontro. Mesmo sendo impedido de lecionar pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) – órgão responsável por sua prisão – Dom Antônio não acatou essa recomendação mantendo Salamoni no quadro de professores da Instituição. 

Na avaliação da professora Andréa, o Serviço Social nasceu praticamente junto com a UCPel. “A memória do curso atravessas muitas histórias e também as nossas vidas”, definiu. O ex-professor do Serviço Social, Antônio Voltan, também foi preso político da Ditadura Militar no mesmo período de Salamoni.  

Vestibular de Inverno 2017

A UCPel recebe inscrições para o Vestibular de Inverno até o dia 13 de julho. São ofertadas vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo será composto por uma redação com 10 datas disponíveis para a realização da prova. Mais informações estão disponíveis em ucpel.edu.br/vestibular.

Redator: Rita Wicth – MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?