/ Notícias / Ação na UCPel buscará doadores para beneficiar entidades sociais
Ação na UCPel buscará doadores para beneficiar entidades sociais
Ação na UCPel buscará doadores para beneficiar entidades sociais
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Mitra Arquidiocesana de Pelotas estão unidas em torno de ações de conscientização que visam sensibilizar funcionários, professores e alunos a aderirem à rede de colaboradores que fazem doações ao Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ) e à Casa do Amor Exigente (Caex). De quarta (24) a sexta-feira (26), voluntários das duas instituições estarão na Universidade para mobilizar a comunidade acadêmica em torno das doações e para auxiliar também na adesão à Nota Fiscal Gaúcha (NFG), iniciativa que pode contemplar, além das duas entidades já citadas, o Hospital Universitário São Francisco de Paula.

Para aderir à proposta de doação ao IMDAZ e à Caex, o funcionário ou professor da UCPel deve preencher uma ficha de autorização - já enviada por e-mail ou disponível aqui e aqui - para desconto em folha. Voluntários estarão igualmente com as autorizações, fazendo abordagens à comunidade acadêmica nos três dias de atividade. Cabe destacar que o doador define a quantia que deseja colaborar. As doações ao IMDAZ são dedutíveis do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) a ser pago ou restituído quando da entrega da declaração anual. As feitas para a Caex não são dedutíveis.

Outra possibilidade de participação diz respeito à Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Após fazer o cadastro no site da Fazenda Estadual, o contribuinte poderá escolher duas entidades sociais, uma voltada para a área da saúde e outra de assistência social, a receberem doações. Nessa ocasião, os colaboradores são incentivados a contribuírem com o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), na área da saúde, e com o IMDAZ ou Caex na área de assistência social. 

O cadastramento da NFG é aberto a toda comunidade acadêmica e pode ser feito através do site https://nfg.sefaz.rs.gov.br/. De quarta a sexta, voluntários estarão no saguão do campus I auxiliando interessados a fazer a adesão. O programa do governo do Estado oferece aos cidadãos participação em sorteios de prêmios em dinheiro e maior segurança em suas compras por optar por estabelecimentos regularizados. Para as entidades, além do repasse das doações, há maior visibilidade de ações e projetos e maior interação com a comunidade.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?