/ Notícias / Programa Líder define próximas etapas para construção de um Observatório Regional
Programa Líder define próximas etapas para construção de um Observatório Regional
15.05.2017 | 18:08 | #edr
Programa Líder define próximas etapas para construção de um Observatório Regional
A criação de um observatório socioeconômico e ambiental para subsidiar as decisões tomadas pelas lideranças integrantes do Programa Líder avançou mais alguns passos na última sexta-feira (12).  A reunião de trabalho entre Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Sebrae e representantes da Alta Escola de Empresa e Sociedade (Altis) da Universidade Sacro Cuore de Milão definiu como será o projeto responsável por dar corpo às ações voltadas ao desenvolvimento regional. 

Durante a realização de mais um encontro de trabalho proposto pelo Líder, os representantes italianos participaram de intensa programação junto às lideranças das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste entre os dias 9 e 12 de maio. Parte da reunião ocorreu em Bagé, momento em que o grupo realizou visitas a empreendimentos rurais e participou de capacitações. Na UCPel, ocorreram as reuniões de trabalho em que as próximas etapas da implantação do Observatório foram definidas.

Conforme explica o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, a reunião de trabalho estabeleceu como ocorrerá a coleta de material e elegeu a cadeia da uva e do vinho como projeto piloto nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste. “Os representantes da Altis voltam para a Itália com a mala cheia de informações e juntos vamos desenvolver um relatório para iniciar a implantação do Observatório”, comentou.     

O Observatório será criado para reunir temas econômicos e estratégicos para as três regiões. De acordo com o professor da Alta Escola de Empresa e Sociedade (Altis), Fabio Antoldi, o Observatório será composto pelos componentes atividade econômica, cultural ambiental e social. Na avaliação do professor, a criação da nova ferramenta será fundamental para o desenvolvimento econômico e para o apoio de empresas das três regiões.  

O Programa Líder foi criado para facilitar a conexão entre as lideranças do território composto por 43 municípios do Estado para que juntas desenhem uma agenda estratégica e única voltada para o desenvolvimento. Os eixos priorizados em cada região são: Campanha – Agronegócio, Educação, Energia e Turismo; Fronteira-Oeste - Agronegócio, Energia, Indústria e Turismo; Sul - Agronegócio, Educação, Energia e Recursos Hídricos, Tecnologia e Inovação e Turismo.

Além da UCPel, participaram do encontro representantes do Sebrae, Universidade de Milão, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Coredesul, Embrapa, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além de outras lideranças dos setores público, privado e terceiro setor.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?