/ Notícias / Campanha de prevenção ao câncer bucal é realizada com participação de estudantes da Odontologia
Campanha de prevenção ao câncer bucal é realizada com participação de estudantes da Odontologia
10.05.2017 | 19:04 | #odontologia
Campanha de prevenção ao câncer bucal é realizada com participação de estudantes da Odontologia
Estudantes do curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram nesta quarta-feira (10) de atendimentos referentes à campanha Maio Vermelho. Esta é uma iniciativa realizada por meio de uma parceria com a Prefeitura de Pelotas, para conscientizar a população sobre os fatores de risco e prevenção ao câncer de boca. 

Durante todo o dia a população pôde procurar atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especializações Odontológicas, sem a necessidade de agendar consulta com o dentista. A equipe, composta por profissionais da Prefeitura e por estudantes da UCPel, realizou exames preventivos, orientou pacientes e fez encaminhamentos para exames específicos em casos necessários.

De acordo com a dentista Cinara da Costa, o câncer de boca é uma doença bastante agressiva, mas quando identificado e tratado no estágio inicial, tem 90% de chances de cura. Este é um dos motivos da campanha focar na prevenção, principalmente para pessoas que se enquadram nos três principais fatores de risco: fumantes, consumo de bebidas alcoólicas em excesso e exposição solar.

Além das atividades nas Unidades Básicas de Saúde, a equipe preparou material informativo à população e pretende realizar um dia de atividades voltado aos funcionários que trabalham no Campus da Saúde. “Muitas vezes a gente vê que tem uma alteração na boca, mas não faz nada achando que vai passar. A minha recomendação é a de que não se deixe passar. Quando antes identificar essa alteração, melhor e mais efetivo será o tratamento”, destaca a professora do curso de Odontologia, Luísa Oliveira.

A integração dos estudantes do curso de Odontologia da UCPel na Campanha faz parte do currículo do curso, que busca uma participação direta com a realidade profissional desde o primeiro semestre.  Eles ajudam tanto na divulgação quanto nos exames realizados nos consultórios odontológicos. Além disso, participam de estágios curriculares todas as semanas em parceria com a Prefeitura e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com foco principalmente na prevenção de doenças.  

:: Como prevenir o câncer de boca?

Para prevenção e identificar a doença em estágio inicial é preciso consultar regularmente o dentista. Além disso, você mesmo pode fazer um autoexame procurando identificar mudanças de coloração na mucosa bucal e vermelhão nos lábios.  Além disso, observe esses outros pontos:

- Aumento de volume na região intrabucal, da face ou do pescoço

- Feridas que sangram facilmente ou que não cicatrizam num período de 15 dias

- Presença de áreas ásperas 


:: Quais fatores aumentam o risco para o câncer bucal?

- Fumar 1 cigarro, ou mais, por dia

- 2 doses, ou mais, de bebidas alcoólicas por dia

- Expor-se à radiação UV sem usar protetor solar labial

- Infecção pelo HPV-16

- Dieta inadequada

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?