/ Notícias / Aula inaugural na UCPel aborda as construções do Direito Penal
Aula inaugural na UCPel aborda as construções do Direito Penal
12.04.2017 | 17:58 | #direito
Aula inaugural na UCPel aborda as construções do Direito Penal
A aula inaugural do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) contou com a presença do professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, Fabio Roberto D'Avila. O convidado apresentou os desafios e as tendências do Direto Penal na contemporaneidade para acadêmicos de todos os semestres da graduação. 

D'Avila mostrou alguns dos aspectos que precisam ser levados em consideração no momento da conceituação de um crime. Os diversos tipos de entendimentos do crime ao longo da história da humanidade e sua construção social também foram elementos abordados pelo palestrante. “Olhando para trás é possível verificar que os crimes de antigamente eram muito diferentes dos de hoje”, disse. Um exemplo citado pelo palestrante foi os crimes entendidos em determinadas épocas como sexuais. “Na antiguidade era o que existia de mais grave, ao contrário do entendimento atual”, pontuou.      

Durante a palestra, o professor da PUC destacou que para avaliar o conceito de crime é preciso lembrar que estamos em um estado democrático de direito. Falou sobre a concepção do Direito Penal na atualidade, alterada devido às mudanças constantes e intensas dessa geração. “O modelo de crime hoje não é latrocínio, homicídio, e sim a corrupção e a poluição ambiental”, avaliou.
 
A coordenadora do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas da UCPel, professora Ana Cláudia Lucas, mencionou a alegria de receber o professor, considerado um destacado pesquisador e combativo advogado criminal. “O Fábio é um querido colega que tive a honra de conhecer durante as aulas de mestrado”, mencionou. 

Já o palestrante comentou sobre o carinho que sente pela UCPel e por Pelotas, cidade escolhida por seu mentor e fundador do curso de Direito, professor Alberto Rufino Rosa Rodrigues de Sousa. Destacou ainda seu apreço pelos professores Ana Cláudia e Daniel Brod de Sousa. “Professora Ana Cláudia é brilhante em tudo o que faz. Poucas orientações foram tão significativas para mim quanto a do grande professor Daniel e chegar na UCPel e encontrar a homenagem do Diretório Acadêmico ao Rufino me encheu de alegria ”, compartilhou. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?