/ Notícias / Egressos de Medicina têm excelente aprovação em residências de otorrinolaringologia no Estado
Egressos de Medicina têm excelente aprovação em residências de otorrinolaringologia no Estado
05.04.2017 | 10:49 | #medicina
Egressos de Medicina têm excelente aprovação em residências de otorrinolaringologia no Estado
Os egressos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tiveram excelente aprovação nos programas de residência médica em Otorrinolaringologia no Rio Grande do Sul. A Católica foi a terceira universidade a ter o maior número de médicos aceitos, com sete aprovações, conforme dados divulgados pela Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

De acordo com o professor responsável pela disciplina de Oftalmotorrinolaringologia na UCPel, médico Lúcio Castagno, os nove programas de residência do Estado são extremamente concorridos, tanto para recém formados como para médicos já atuantes no mercado de trabalho. Em alguns programas, uma vaga chega a ser disputada por mais de 100 candidatos.      

Na avaliação do docente da UCPel, o bom desempenho de médicos formados pela Instituição se dá devido à oferta de ferramentas para estudo dessa área e também pelo esforço pessoal dos aprovados. A partir do terceiro ano, alunos do curso de Medicina podem integrar a Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia, existente na Católica desde 2012. “Muitos acabam gostando dessa especialidade e permanecem estudando o tema durante toda a graduação”, comenta.  

Obtiveram aprovação os egressos da UCPel Octavia Castagno (Residência Médica em Otorrinolaringologia da Ulbra); Felipe Raasch de Bortoli (Residência Médica em Otorrinolaringologia da Ulbra), Iazmim Houdali (Residência Médica em Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre); Carolina Kmentt Costa (Residência Médica em Otorrinolaringologia da UFSM); Gustavo Lang (Residência Médica em Otorrinolaringologia da UFPF), Luiz Gustavo Espanhol (Residência Médica em Otorrinolaringologia da Beneficência Portuguesa de Porto Alegre) e Jader Oliveira (Residência Médica em Otorrinolaringologia da UFSM). 

As primeiras colocações do ranking da Associação ficaram com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), ambas com oito aprovados nos programas de residência. Atrás da UCPel aparece a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com cinco aprovações cada. Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) tiveram cada uma dois egressos aprovados.   

* Na foto acima, Octavia Castagno, Felipe Raasch de Bortoli, Iazmim Houdali e Carolina Kmentt Costa
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?