/ Notícias / Integrantes do PPGL participam de Colóquio Internacional na PUC-SP
Integrantes do PPGL participam de Colóquio Internacional na PUC-SP
Integrantes do PPGL participam de Colóquio Internacional na PUC-SP
Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel) participaram do Colóquio Internacional Greimas, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O evento ocorreu de 14 a 17 de março por ocasião do 100º aniversário de nascimento de Algirdas Julien Greimas. 

O evento reuniu semioticistas, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos de várias áreas. A professora do PPG da UCPel, Fabiane Villela Marroni, integrou a comissão científica do evento. Ela, em parceria com a doutoranda do programa, Marion Rodrigues Dariz, apresentou o trabalho “A Construção da Imagem do Gaúcho Blau Nunes em Curtas-metragens Produzidos por Estudantes do Ensino Fundamental”. 

A professora também foi coautora do trabalho apresentado com a doutoranda Tanier Botelho dos Santos, intitulado “Análise Semiótica da Evolução das Publicidades dos Sabonetes Lux”. Fabiane ainda foi responsável pelo trabalho “Um Olhar sobre o Espaço Urbano e Práticas de Vida na Cidade de Pelotas através da Mídia Impressa no Início do Século XX”, apresentado no evento. 

Durante o Colóquio, ocorreu o lançamento de um livro que contou com a tradução do coordenador do PPGL, professor Adail Sobral. A publicação, intitulada Corpo e Sentido, de autoria de Jacques Fontanille, contou ainda com a tradução de Fernanda Massi. Foi lançado também o livro “Sentido e Interação nas Práticas: Comunicação, Consumo, Educação, Urbanidade", de Ana Claudia de Oliveira. A obra conta com dois artigos de doutorandos da área de semiótica da UCPel.     

O Colóquio reuniu vários dos maiores nomes da semiótica discursiva mundial e contou com uma vasta programação de conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação e minicursos. O evento permitiu a participação de um grande número de pesquisadores que compartilharam seus saberes semióticos.  

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?