/ Notícias / Crimes digitais estarão em foco pela primeira vez em evento na Universidade Católica
Crimes digitais estarão em foco pela primeira vez em evento na Universidade Católica
29.03.2017 | 10:27 | #direito
Crimes digitais estarão em foco pela primeira vez em evento na Universidade Católica
O número de crimes digitais no Brasil aumenta a cada ano. Um seminário na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no dia 05 de abril, apresenta o tema através das perspectivas do direito civil, criminal, trabalhista e digital. Será a primeira vez que o assunto ganha um evento específico na Instituição para debater o cenário sobre crimes digitais. O encontro ocorrerá no Auditório Dom Antônio Zattera, a partir das 18h.

O responsável pelo seminário, professor Fábio Raniere da Silva Mendes, avalia que a sociedade contemporânea vem vivendo momentos complexos no que diz respeito ao uso indevido de imagens, fraudes de documentos e crimes de diversas naturezas realizados através das tecnologias de informação. 


Segundo a Norton Cyber Security, empresa que atua na área de segurança cibernética, mais de 42,4 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes digitais somente no ano de 2016. “Diante desta realidade, o seminário torna-se uma ferramenta importante por compartilhar conhecimentos sobre os cuidados e os direitos dos cidadãos nas questões que envolvem o mundo cibernético”, avalia o professor. 

O evento proposto pelo curso de Tecnologia em Segurança Pública da UCPel contará com três palestras e uma mesa de debates antes do término do evento. O primeiro tema a ser abordado, às 19h15min, será “Sociedade do Conhecimento e Crimes Digitais”. O responsável pela fala será o egresso do curso de Direito da UCPel, administrador e mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, Renato Guimarães. 

Na sequência, a professora da UCPel, mestre em Ciências Criminais pela PUC, Marina Ghiggi, abordará o tema “Julgamentos sobre Crimes Cometidos por Meios Virtuais”, às 19h55min. Às 20h35min se iniciará a apresentação do tema “Crimes Digitais no Cotidiano da Polícia Civil”. A delegada Lisiane Mattarredona, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Pelotas, será a responsável por apresentar o assunto. 

A atividade é voltada para profissionais da segurança pública e privada, docentes e discentes da UCPel, pré-inscritos no curso Tecnologia em Segurança Pública e público em geral. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento através deste link. A taxa de inscrição, no valor de R$ 20, deve ser paga na Livraria Vanguarda Técnicos, localizada no Campus I da UCPel. Será disponibilizado certificado de participação. O curso de Direito apoia a realização do evento.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?