/ Notícias / Presidente da Capes destaca excelência e sugere ampliação de linhas de pesquisa do PPGL
Presidente da Capes destaca excelência e sugere ampliação de linhas de pesquisa do PPGL
Presidente da Capes destaca excelência e sugere ampliação de linhas de pesquisa do PPGL
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abilio Baeta Neves, visitou a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no dia 13 de março. Além do encontro com o reitor da Católica, José Carlos Bachettini Júnior, ele também conversou com os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Instituição.

O coordenador do PPGL da UCPel, professor Adail Sobral, fez um resumo sobre a contribuição do programa para o ensino e para a pesquisa do país. Até fevereiro de 2017, o programa tinha 258 mestres titulados, 58 doutores e 19 pós-doutores. “O nosso programa está inserido no processo de qualificação do ensino na região, do estado e país”, comentou.

Um das sugestões de Neves para o crescimento do PPG foi a ampliação das linhas de pesquisas oferecidas. Atualmente o programa possui duas, Texto, Discurso e Relações Sociais e Aquisição, Variação e Ensino. O presidente da Capes ainda propôs que o Programa assuma um maior engajamento no curso de graduação em Letras e em outras ações planejadas pela reitoria.

Sobral falou também sobre as ações de internacionalização do PPG em Letras, feitas através de convênios, bolsas-sanduíche, participação de alunos em eventos do exterior, publicações em universidades internacionais e a visita de professores de outras localidades. O Programa da UCPel ainda é responsável por um periódico nível A1 (indica a obtenção de classificação mais elevada pela Qualis Capes) e pela realização do Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (Senale). O mestrado em Letras consta entre os 10 melhores do país e atualmente possui 24 mestrandos. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?