/ Notícias / UCPel assume gestão de mais uma Unidade Básica de Saúde de Pelotas
UCPel assume gestão de mais uma Unidade Básica de Saúde de Pelotas
UCPel assume gestão de mais uma Unidade Básica de Saúde de Pelotas
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) formalizou nesta sexta-feira (10) uma nova parceria com a Prefeitura de Pelotas. A partir de agora, a UCPel assume a gestão da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sanga Funda, onde será implantada a Rede Bem Cuidar, programa reconhecido internacionalmente pela inovação no atendimento à comunidade. Com o convênio, esta passa a ser a quinta unidade gerenciada pela Universidade no município. 

 Inaugurada no final do ano passado, a UBS ganhará inicialmente o reforço de cinco profissionais da Católica. De acordo com o diretor de assistência do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Edevar Rodrigues Machado Júnior, esse  número deverá ser ampliado futuramente, agregando outras áreas importantes para garantir um atendimento diversificado à comunidade. "Esse é um compromisso não só ideológico da UCPel, mas também um compromisso social e estamos muito satisfeitos em poder ampliar essa participação na comunidade", destaca.

 O desafio da UCPel é ajudar a prefeitura a implantar o modelo de atendimento da Rede Bem Cuidar. Na iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, premiada  pelo Centro de Design Ativo de Nova York  e escolhida como a melhor experiência implementada no país pelo prêmio InovaSUS 2015 do Ministério da Saúde, a população tem participação direta na definições, contribuindo para estabelecer as estratégias de prevenção e melhorias na qualidade de vida dos moradores. 

"A comunidade só tem a ganhar com essa parceria. Ganhamos com o conhecimento da Universidade e conseguimos formar profissionais dentro da política escolhida, premiada, respeitada como uma boa política municipal", destacou a Secretária da Saúde, Ana Costa. 

O reitor José Carlos Bachettini Júnior afirmou que iniciativas como essa são oportunidades de colocar em prática o projeto pedagógico da UCPel, que visa estar próximo da comunidade. " Podemos  ensinar atendendo as pessoas. Queremos usar a  qualificação do nosso corpo docente e dos alunos com a intenção de melhorar a qualidade de vida em torno dessa unidade", afirmou, ao  destacar que a  UCPel foi responsável por 119 mil atendimentos, através do Sistema Único de Saúde, no ano passado em Pelotas. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?