/ Notícias / Mestrando da UCPel defende estudo que visa reduzir tempo de avaliação de teste auditivo
Mestrando da UCPel defende estudo que visa reduzir tempo de avaliação de teste auditivo
Mestrando da UCPel defende estudo que visa reduzir tempo de avaliação de teste auditivo
O mestrando de Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Gustavo Ott, defende às 18h desta sexta-feira (17), na sala 309C, estudo que busca qualificar o processo de avaliação auditiva utilizado atualmente. O tema apresentado tem conquistado espaço mundial na busca por soluções que visam gerar mais conforto ao paciente e mais praticidade na realização do exame, sem perder a confiabilidade. 

Atualmente, uma das técnicas aplicadas é a chamada Resposta Auditiva de Estado Estável (RAEE). No entanto, com a tecnologia à disposição no momento, o exame pode levar em torno de uma hora para ser realizado. Esse tempo acaba sendo desgastante, principalmente para pacientes com mobilidade restrita e para crianças que acabam ficando inquietas diante do longo período. 

Para a realização da pesquisa, Ott uniu os conhecimentos de matemática aos de Engenharia Biométrica, área em que já trabalha há mais de 10 anos. A ideia do trabalho desenvolvido na UCPel é que, através de uma técnica matemática baseada em algoritmos, a interpretação que identifica se há uma deficiência auditiva seja feita com poucas amostras. 

Além de levar mais conforto aos pacientes, a diminuição no tempo de conclusão da RAEE também pode ter impacto econômico. Seria possível, dessa forma, que uma clínica realizasse mais exames em determinado período. 

O trabalho de autoria de Ott, intitulado “Performance analysis of a framework for auditory steady-state response detection”, foi realizado com orientação do professor Sérgio Almeida e co-orientação do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Márcio Costa. 

O autor deverá focar futuramente em publicações científicas e dar continuidade ao estudo após o mestrado, com a aplicação prática de um ou mais métodos cujos desempenhos tenham destaque nas métricas de tempo de detecção e complexidade computacional em RAEE's obtidas em pacientes reais.

Seleção aberta

A UCPel está com período de inscrições para interessados em concorrer a uma vaga em seus programas de pós-graduação stricto sensu. Além do mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, os mestrados e doutorados em Saúde e Comportamento e Política Social, bem como os mestrados em Letras e Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente estão com seleção aberta até segunda-feira (20)

As inscrições devem ser feitas através do site. A taxa de inscrição é de R$ 170. Mais informações podem ser obtidas nos editas, disponíveis no mesmo endereço. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?