/ Notícias / Educação empreendedora chega à sala de aula através do Sebrae/RS e da UCPel
Educação empreendedora chega à sala de aula através do Sebrae/RS e da UCPel
21.12.2016 | 19:29 | #edr
Educação empreendedora chega à sala de aula através do Sebrae/RS e da UCPel
O primeiro passo para desenvolver futuros empreendedores em Pelotas foi dado no dia 16 de dezembro com a finalização de um curso de capacitação sobre ensino empreendedor para professores da Escola Santa Mônica. Organizado pelo Grupo de Trabalho de Educação e Cidadania do Programa Líder, desenvolvido pelo SEBRAE/RS, a iniciativa começará a render novos frutos a partir de 2017, quando temas e ações empreendedoras passarão a fazer parte do currículo escolar de pelo menos mil estudantes de cinco escolas do município. Morro Redondo também irá participar do programa.

Além da Escola Santa Mônica, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Olavo Bilac, Jornalista Deogar Soares, Independência, Santa Terezinha e Wilson Muller irão receber a consultoria do programa para planejar a forma como conteúdos empreendedores poderão ser ministrados no ambiente escolar. Responsável pela capacitação, o professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e consultor do Sebrae, Samuel Ongaratto, explica que o programa pretende fomentar nas duas cidades um ambiente para estimular o nascimento de novos empreendedores, projetos e empresas. 

Através de cartilhas destinadas para anos escolares específicos, diversos conteúdos desenvolvidos tradicionalmente ganham um viés mais empreendedor. Para o quinto ano do ensino fundamental, por exemplo, o livro Saberes e Cores utiliza a alimentação para trabalhar áreas como postura empreendedora, importância do planejamento para tirar uma ideia do papel, organização, trabalho em equipe, etc. Temas transversais como cultura da cooperação, da inovação, ecossustentabilidade e ética e cidadania são trabalhadas nas nove edições da coletânea.  

A Escola Santa Mônica foi a primeira a participar da capacitação. Na avaliação da coordenadora do quinto ao nono ano da Escola Santa Mônica, Jaqueline Montelli, a capacitação foi importante por mostrar que é possível associar o conteúdo abordado em sala de aula com a cartilha do Sebrae. “Achei a abordagem utilizada interessante, no primeiro encontro foi difícil mas com o andamento da atividade aprendemos com a nova metodologia”, comenta.

O educandário deverá incluir no currículo de alunos do primeiro ao quinto ano o tema empreendedorismo. “Vamos destinar de 22 a 30 horas anuais para trabalhar a temática”, informa a psicóloga da escola, Renata Leitzke. A psicóloga assistiu algumas palestras sobre empreendedorismo na UCPel e apresentou a ideia para a direção, que aprovou a iniciativa. “Vamos associar os conteúdos com o sistema positivo de ensino para cerca de 350 estudantes da escola”, diz.     

Capacitações em outras cidades 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Garibaldi e o Colégio Estadual Nosso Senhor Do Bonfim, ambos localizados em Morro Redondo, também terão seus professores capacitados com a metodologia desenvolvida pelo Sebrae. Durante as capacitações com os professores são apresentadas as cinco cartilhas destinadas aos estudantes do primeiro ao quinto ano. “A capacitação se utiliza de uma metodologia ativa, vivencial, com trabalhos práticos aplicados ao contexto do mercado de trabalho”, comenta Ongaratto. Ainda de acordo com o docente, a metodologia utilizada nesses encontros desenvolvem comportamentos empreendedores elencados pela ONU. 

Programação Líder

O Programa Líder é um projeto piloto do Sebrae que esta ocorrendo em toda zona de fronteia do Estado do Rio Grande do Sul. Caso dê certo, será replicado a todo Brasil. A iniciativa envolve cerca de 55 pessoas da região Sul e mais de 100 pessoas de toda região de fronteira do Estado. O objetivo é a construção de uma visão de desenvolvimento regional e a integração dos atores locais.

Devido à atuação da Universidade no programa, outras portas se abriram como a recente parceria da UCPel com a Alta Escola de Empresa e Sociedade (Altis) da Universidade Sacro Cuore de Milão, voltada ao compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento regional da Zona Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?