/ Notícias / UCPel recebe doação do livro Clínica e Prescrição Farmacêutica
UCPel recebe doação do livro Clínica e Prescrição Farmacêutica
13.12.2016 | 14:43 | #farmacia
UCPel recebe doação do livro Clínica e Prescrição Farmacêutica
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu recentemente a doação de dois exemplares do livro “Clínica e Prescrição Farmacêutica”. A publicação trata sobre clínica e medicina interna e ensina o passo a passo do diagnóstico das doenças mais comuns em farmácias e postos de saúde e a respectiva prescrição de medicamentos sem tarja para farmacêuticos. 

O livro  foi idealizado com o propósito de suprir a carência de literatura especializada sobre diagnóstico clínico e prescrição voltada para os profissionais farmacêuticos. Escrito pelo professor com pós-doutorado na Escola de Medicina da Yale University (Estados Unidos), Ricardo de Souza Pereira, os 17 capítulos são compilações atualizadas de aulas ministradas em cursos de residência farmacêutica e médica dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Além disto, contém fichas de acompanhamento do paciente no âmbito da atenção farmacêutica, recomendas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um dos capítulos mais interessantes se chama antibióticos não convencionais, classificados como medicamentos de outras classes farmacológicas que têm efeitos antibióticos. O autor cita o exemplo da Ibuprofeno (anti-inflamatório não esteroidal) que tem efeito antibiótico comprovado cientificamente e é levemente superior ao Ciprofloxacino para curar cistite não complicada. 

Ainda conforme o autor, com apenas quatro medicamentos sem tarja (Over The Counter ou medicamento de venda livre), é possível resolver 90% das intoxicações (salicilatos, paracetamol e outros medicamentos, metais pesados, inseticidas). E estes quatro - que servem como antídotos - são vendidos nas farmácias e drogarias de todo o país. 

Informações de como agir em um caso de intoxicação aplicando os primeiros socorros e fazendo o paciente ganhar tempo até chegar ao posto de saúde mais próximo constam nessa obra de literatura científica.

A primeira edição está presente em mais de 300 faculdades de farmácia do Brasil (públicas e particulares) e exterior (Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Angola), sendo adotada nos cursos de graduação e pós-graduação dos estados do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Amazonas.

Vestibular Agendado 

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está com as inscrições abertas para o Vestibular Agendado. Serão disponibilizadas 16 datas divididas entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A nova modalidade é composta por uma prova de redação. Confira mais informações no site do Vestibular, vestibular.ucpel.edu.br.   

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?