/ Notícias / UCPel oferta vagas gratuitas em graduação para usuários do Cetres
UCPel oferta vagas gratuitas em graduação para usuários do Cetres
31.10.2016 | 18:19 | #filosofia #cetres
UCPel oferta vagas gratuitas em graduação para usuários do Cetres
Incluir a terceira idade no universo acadêmico. Este é o objetivo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que disponibilizou, de forma gratuita, 10 vagas no curso de Filosofia para usuários do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres). O projeto de extensão da Católica atende mais de 300 pessoas, com faixa etária a partir dos 50 anos de idade.

A oportunidade vem despertando o interesse dos integrantes do Centro, e, em especial, daqueles que participam dos encontros voltados para familiares de portadores de alzheimer. É o caso de Jorge de Moraes, Suzana Elmasry, Cleonice Fernandes, Nóris Maria Dias e Clair Luiza Schmidt (participante da oficina de informática). Para o grupo, o ingresso em uma graduação nesse período da vida ajuda a ocupar a cabeça e a superar a perda dos familiares com Alzheimer.

Suzana, formada em Psicologia, e Cleonice, em Direito, mesmo já possuindo curso superior estão animadas com a possibilidade de voltar a estudar depois de tanto tempo. “É um privilégio a oportunidade que a UCPel está dando. A filosofia nos dá uma nova concepção de mundo e pode explicar muitas questões”, afirma a psicóloga. Já para a advogada, ingressar novamente no meio universitário dá outra noção de vida e de entendimento.

A coordenadora do Cetres, Sulanita Arruda, avalia que a oferta de 10 vagas gratuitas para a graduação em Filosofia representa um reconhecimento ao projeto de extensão. “Com essa atitude, o reitor José Carlos Bachettini Júnior mostrou a importância que a Universidade dá à comunidade, inclusive para a terceira idade”, diz.  

Integrantes do Cetres interessados em acessar uma das 10 vagas devem realizar inscrição no Vestibular de Verão 2017 e prestar a prova. Os 10 primeiros colocados serão selecionados e irão cursar a graduação gratuitamente.

Volta à sala de aula 

Lígia Alves Pinto está no segundo semestre de Filosofia graças à oferta de vagas para o Cetres, que teve início do Vestibular de Verão do ano passado. Ela também perdeu um familiar com alzheimer e hoje encoraja os outros colegas de grupo para participar do processo seletivo. “Estudar está sendo maravilhoso pelo conhecimento e integração com pessoas bem mais jovens do que eu”, afirma.


Cetres

O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) é um dos projetos de extensão mais antigos da UCPel. Criado em 1990, tinha o foco inicial de atender às comunidades em situação de vulnerabilidade social através da realização de oficinas em paróquias de bairros. A partir de 2001, o Cetres foi transformado em centro de convivência e passou a ter sede própria. 

Anualmente, são oferecidas 26 oficinas em áreas como arteterapia, tricô, crochê, informática, espanhol, inglês, grupo de estudos de envelhecimento, turismo, memória, dança, atividades físicas, fisioterapia preventiva, entre outros temas que dão o enfoque de prevenção e promoção de saúde. 

Mais de 30 parceiros voluntários são responsáveis por ministrar as oficinas. Interessados em participar do Cetres podem entrar em contato através do telefone (53) 3228-9273 ou visitar a sede do Centro, localizada na Avenida Domingos de Almeida, 3150, anexa ao Instituto de Menores Dom Antônio Zattera. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?