/ Notícias / Ampla programação no primeiro dia de Salão Universitário da UCPel
Ampla programação no primeiro dia de Salão Universitário da UCPel
26.10.2016 | 15:36 | #institucional
Ampla programação no primeiro dia de Salão Universitário da UCPel
Nesta terça-feira (25) foram abertas as atividades do 6° Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento, que tradicionalmente une a apresentação de trabalhos acadêmicos, minicursos e palestras, tem como novidade este ano a Mostra de Iniciação Científica e Extensão, promovida para alunos das escolas católicas da região, e a primeira Mostra de Trabalhos de Pesquisas Produzidas por Profissionais.

O Salão Universitário, que tem como tema ‘A Pesquisa e a Comunidade’, se estende até sexta-feira (28). Nesses quatro dias de extensa programação, serão apresentados 394 trabalhos, divididos nas modalidades de iniciação científica, pós-graduação, extensão, profissionais, escolas do ensino fundamental e médio e de outras instituições de ensino.  

Entre os diversos trabalhos apresentados no primeiro dia do evento, esteve o da extensionista do Núcleo de Advocacia Popular (NAP) e aluna do Direito, Elisa Nasser. Ela demonstrou as intervenções realizadas pelo NAP em benefício à sociedade, como a Regularização Fundiária do Loteamento Novo Milênio, que beneficiou 161 famílias. Ações em apoio à regularização da Tribo Kaingang e a realização de discussões, como, por exemplo, o Seminário sobre Direito da Mulher também foram citados pela acadêmica em sua apresentação.

Abertura oficial 

A cerimônia de abertura do Salão Universitário contou com a presença do reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, e dos pró-reitores, Eduardo Luis Insaurriaga dos Santos e Patrícia Haertel Giusti. Em sua fala, a pró-reitora acadêmica destacou que o Salão proporciona em um único espaço a discussão de assuntos relevantes para a comunidade. “A realização do Salão oportuniza a troca de conhecimento entre acadêmicos, pesquisadores e extensionistas”, avaliou. 

Logo após a abertura oficial, os painelistas Claunara Schilling Mendonça (UFRGS) e Fábio Monteiro Coelho (UCPel), sob a mediação do professor Sandro Schreiber, abordaram o tema ‘Papel da Pesquisa Científica para o Desenvolvimento dos Serviços e Sistema de Saúde’.

A docente da UFRGS falou sobre a inserção da pesquisa na comunidade e explicou que Sistemas de Saúde existem para corrigir as diferenças no acesso à saúde. De acordo com a palestrante, para ser sustentável o Sistema deve se utilizar de tecnologias, mas também precisa ter o menor custo possível. “Atende esse objetivo a atenção primária na saúde, aqui no Brasil intitulada como Estratégia de Saúde da Família” explica. Vários estudos que apontam o impacto do modelo de assistência voltado para a saúde da família já foram publicados. 

Programação

Até o dia 28 de outubro, diversos minicursos e apresentações de trabalhos irão ocorrer. A programação completa dos próximos dias do encontro está disponível no site http://salao.ucpel.edu.br/. Ainda é possível realizar as inscrições para participar de minicursos. O valor de inscrição é de R$ 15,00. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?