/ Notícias / Acadêmicos de Jornalismo experimentam técnicas de fotografia no barco Cruzeiro do Saber
Acadêmicos de Jornalismo experimentam técnicas de fotografia no barco Cruzeiro do Saber
26.08.2016 | 10:59 | #jornalismo
Acadêmicos de Jornalismo experimentam técnicas de fotografia no barco Cruzeiro do Saber
Alunos do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tiveram um contato diferenciado com a história, fauna e flora da Zona Sul através das águas nesta quinta-feira (25). Acompanhados do professor da disciplina de Fotografia, Nauro Júnior, os estudantes vivenciaram a prática da profissão, além de aplicar técnicas aprendidas em sala de aula em importante cenário da economia regional a bordo do barco Cruzeiro do Saber: a hidrovia composta pelo canal São Gonçalo e pela Lagoa dos Patos (clique na imagem acima e veja a galeria de fotos). 

Diversas técnicas da fotografia foram abordadas durante a expedição. Um dos ensinamentos do professor é de que a fotografia está ligada a tudo nos dias atuais. "Ela está presente não apenas na comunicação, mas na vida. Por isso é importante estar atento aos momentos, para não perdermos cenas importantes", defendeu.

E foi sob a supervisão e com suporte de Nauro Júnior que os acadêmicos aprofundaram conhecimentos. Caso de Betânia Bierhals e Pamela da Costa, do primeiro e segundo semestres de Jornalismo. "É como um projeto de extensão. As experiências técnicas de moldura e o uso do rebatedor, por exemplo, foram elementos importantes vistos na prática, de uma forma fácil de entender", pontuou Pâmela. 

Para Betânia, a experiência também foi positiva. "Muito bom. Não poderia imaginar que no primeiro semestre teríamos tantas oportunidades, como as proporcionadas até agora pela UCPel", comemorou.

Segundo o idealizador do Cruzeiro do Saber, comandante da embarcação e diretor do Museu Oceanográfico de Rio Grande, Lauro Barcellos, navegar é conhecer-se. Ele destacou também a importância de ter futuros comunicadores conhecendo uma zona histórica. "Eles serão porta-vozes da humanidade. Conhecer o contexto social e histórico de onde se está inserido é fundamental", completou.

Sobre a embarcação

O Cruzeiro do Saber é um projeto educacional desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Sagres, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Patrulha Ambiental (Patram), Celulose Riograndense e Iara Suplementos. A rota original da expedição parte do Porto de Pelotas até o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), em Rio Grande, e vice-versa, dando acesso a caminhos que fundaram o transporte de um município ao outro e por onde passou o charque, pilar da economia pelotense no século 19. 

A embarcação, antes denominada Flor do Mar, realizava pesca predatória. Foi apreendido pelos órgãos competentes e doado à FURG. Após quatro anos de adequações no barco, foi iniciado o projeto. "Poder construir um espaço de conhecimento em um local em que antes havia morte é transformador. A educação transforma", resumiu Lauro Barcellos. 

O projeto do barco-escola vem sendo executado desde maio. Já foram realizadas 15 expedições, destinadas a jovens de escolas municipais de Pelotas e estudantes do CCMar, proporcionando também intercâmbio entre os jovens. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?