/ Notícias / Alunos de Engenharia Civil acompanham andamento das obras de adequação do Porto de Pelotas
Alunos de Engenharia Civil acompanham andamento das obras de adequação do Porto de Pelotas
24.08.2016 | 11:38 | #engenharia-civil
Alunos de Engenharia Civil acompanham andamento das obras de adequação do Porto de Pelotas
O primeiro dia de atividades da Semana Acadêmica Integrada da Engenharia Civil, organizada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi realizado nesta terça-feira (23), quando alunos participaram de palestra com representantes das empresas Celulose Riograndense e Sagres, esta última responsável por gerenciar as obras de adequação do Porto de Pelotas para o transporte de celulose pelo modal hidroviário. A programação contou com visita técnica, quando foi enfatizada a importância da obra no contexto regional e para o mercado de trabalho (clique na imagem acima e veja a galeria de fotos da atividade). 

No começo da tarde, os acadêmicos das duas instituições acompanharam uma palestra introdutória à visita, com a participação do gestor de contrato e do analista de projetos da Sagres, Bruno Carvalho e Charles Schneider, respectivamente, além do coordenador de projetos especiais da Celulose Riograndense, Warner Araújo. Após a explanação, os alunos foram até o Porto conferir e entender as obras in loco. 

A Celulose Riograndense adquiriu 52 mil hectares de florestas de eucaliptos espalhadas pela região, de propriedade do Grupo Votorantim, e escolheu o Porto de Pelotas para transportar a madeira até o município de Guaíba. Para melhorar as instalações do Porto, estão sendo investidos R$ 22 milhões nas obras, a cargo da empresa de celulose e da Sagres. A conclusão do trabalho está prevista para outubro e, até lá, será contabilizada a geração de 800 empregos diretos em toda a cadeia produtiva.

A empresa BBM Logística é responsável por transportar a madeira das florestas da Zona Sul até o Porto. A Sagres terá a função de receber, armazenar e carregar a produção em barcaças, para envio até Guaíba, onde o material é transformado pela empresa Celulose Riograndense. “Vamos aumentar muito o movimento do Porto de Pelotas. E isso traz muitas oportunidades, tanto na área da engenharia quanto na formação de empregos e melhoramentos no bairro Porto”, afirmou Carvalho, ao apontar que haverá mais iluminação e segurança naquela região.

Segundo o professor do curso de Engenharia Civil, Carlos Henrique Viegas, a visita foi muito importante do ponto de vista de integração dos universitários com o mercado de trabalho. “Aqui os alunos visualizaram praticamente todos os principais conceitos da Engenharia Civil, como planejamento de obra, geotecnia, área estrutural, segurança do trabalho, hidrologia, hidráulica e transporte, entre outras áreas”, comentou.

Os alunos aprovaram a atividade. Para a acadêmica do sexto semestre da UCPel, Luana Schulz, a visita permitiu acompanhar na prática o que é estudado diariamente. “A obra é um grande complemento pedagógico. Vemos que as várias áreas, tão estudadas na sala de aula, podem sim ser integradas, sendo possível que funcionem juntas”, avaliou. 
Nesta quarta-feira (24), outras duas turmas devem fazer a mesma visita. Além desta, está marcada para o dia 2 de setembro outro acompanhamento técnico, desta vez no Hospital da Unimed.

Inscrições abertas

A Semana Acadêmica Integrada de Engenharia Civil começou com as visitas técnicas, mas terá seu ciclo de palestras entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. O evento continua com inscrições abertas. Alunos da UCPel podem fazê-la no saguão do Campus I, das 18h às 19h30min, ao valor de R$40. Outras informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.

São apoiadores da programação a Viação Nossa Senhora Conquistadora, que cedeu o transporte para as visitas técnicas, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS, Marcelo Moreira e Gigante & Simch Engenharia e Comércio. O evento tem patrocínio da GC2 materiais elétricos, da Sagres e da Celulose Riograndense.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?