/ Notícias / Visitas técnicas ampliam o aprendizado de alunos da UCPel
Visitas técnicas ampliam o aprendizado de alunos da UCPel
07.11.2019 | 11:38 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Visitas técnicas ampliam o aprendizado de alunos da UCPel

Integração entre acadêmicos de diferentes cursos e reconhecimento das áreas de formação. Esse é um dos objetivos das visitas técnicas que vêm sendo realizadas desde 2018 pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda de Ensino a Distância (EAD) e Jornalismo e Design de Moda presenciais da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). As atividades são feitas através dos projetos integradores presentes nos currículos dos cursos.

Outro propósito é atender as demandas do Ministério da Educação (MEC) e realizar ações dos estudantes junto ao mercado de trabalho durante a graduação. De acordo com a professora Cristina Porciúncula, responsável pela elaboração das visitações, a troca é mútua. Os alunos conseguem observar na prática o aprendido nas aulas, enquanto as empresas parceiras podem captar novos membros para suas equipes de trabalho.

Uma dessas parcerias foi feita em conjunto com a loja 5 Marias e o Parque Tupã. Na oportunidade, os acadêmicos tiveram de produzir um editorial de Moda (http://ucpel.edu.br/noticias/curso-de-design-de-moda-produz-editorial-fotografico-na-fenadoce), utilizando a estrutura do parque para compor os registros fotográficos. A atividade foi realizada na 27ª Fenadoce, que ocorreu durante os dias 05 a 23 de junho deste ano.

A visita mais recente ocorreu no dia 28 de outubro, quando os acadêmicos conheceram a Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul). No local eles visualizaram a estrutura e o funcionamento da empresa. Também tiveram contato com a assessoria de comunicação da empresa realizada pela Satoleppress, representada pela sócia-proprietária e egressa da UCPel, Gabriela Mazza.

Para Cristina, esse conjunto de práticas é interessante, pois promove uma relação em forma de rede entre profissionais e acadêmicos. “São ex-alunos trabalhando, alunos estagiando e alunos observando. Então é uma troca de conhecimentos favorável”, comenta.

Na visão da acadêmica do segundo semestre de Jornalismo EAD, Graciele Borba, as atividades foram relevantes e serviram para reafirmar a escolha do curso. “A teoria é muito importante, mas foi na prática que senti com mais clareza como as coisas funcionam de fato e a importância de cada uma delas”, comenta.

Neste ano, também estiveram no cronograma das atividades o ateliê Elisa Andrade, a RBS TV Pelotas, a Mariachi e o Subway. Os estudantes também se fizeram presentes na Expoarroz, onde puderam participar de palestra sobre assessoria de imprensa com a relações públicas, Tatiane Mizetti.

Redação: Lia Xavier