/ Notícias / Vestibular 2019 da UCPel ocorre neste domingo (25)
Vestibular 2019 da UCPel ocorre neste domingo (25)
Cerca de três mil candidatos irão realizar a prova do Vestibular 2019 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) neste domingo (25). Ao todo, o processo seletivo disponibiliza 925 vagas para 18 cursos de graduação, sendo 150 destinadas à Medicina e 40 à Odontologia.

Este ano, os cursos mais disputados são Medicina (12 candidatos por vaga), seguido de Odontologia e Psicologia (2 candidatos por vaga) e Direito e Fisioterapia (1,5 candidato por vaga). De acordo com a pró-reitora acadêmica, professora Patrícia Giusti, em função do acréscimo do nono ano ao ensino fundamental houve redução expressiva dos concluintes do ensino médio em 2018. “Em Pelotas, por exemplo, duas escolas tradicionais com número expressivo de concluintes não tiveram turmas de terceiro ano”, salienta.

O vestibular será composto por 50 questões objetivas de múltipla escolha nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e uma redação sobre tema atual. Os portões da UCPel abrem às 6h45 e fecham às 7h30. Para realizar a prova, o candidato terá entre 8h e 13h, um total de cinco horas.

Em função dos procedimentos de segurança, a UCPel recomenda que o candidato chegue com antecedência ao local de prova. A relação de salas está disponível no link . Além disso, para realizar o vestibular, o candidato deverá portar documento original de identificação com foto e em bom estado; caneta esferográfica preta ou azul (em material transparente); e comprovante de pagamento de inscrição.

Não será permitido utilizar óculos escuros, artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro e similares) e adornos como bijuterias (brincos, piercings, anéis, etc.). Também será vetado portar água ou alimentos, mesmo que sem rótulos – a Universidade irá fornecer alimentação e água aos candidatos.

O gabarito será divulgado a partir das 16h de domingo (25), no site vestibular.ucpel.edu.br e também na Rádio Universidade. Os aprovados serão conhecidos em 3 de dezembro e a matrícula do curso de Medicina será realizada em 6 de dezembro, entre 14h30 e 17h30, no Auditório Dom Antônio Zattera. A segunda chamada oral está marcada para 10 de dezembro, às 16h. Aprovados nos demais cursos poderão se matricular em 11 de dezembro, entre 16h e 21h30, também no Auditório Dom Antônio Zattera.

Mais detalhes sobre o processo seletivo 2019 podem ser obtidos no Manual do Candidato, disponível aqui.

Recepção

Após o começo do processo seletivo, os pais e familiares dos candidatos que desejam aguardar o término da prova serão recepcionados no Auditório Dom Antônio Zattera. A entrada será pela parte externa da Universidade, rua Três de Maio com rua Félix da Cunha. Estarão disponíveis informações sobre a Universidade e possibilidades de financiamento junto aos parceiros bancários e oportunidades oferecidas pela UCPel.

Redação: Piero Vicenzi