/ Notícias / Um fim de semana para inovar e criar soluções para Pelotas
Um fim de semana para inovar e criar soluções para Pelotas
Um fim de semana para inovar e criar soluções para Pelotas
Na noite do dia 27 de outubro será dada a largada para a primeira Maratona de Inovação de Pelotas. Durante mais de 40 horas, desenvolvedores, designers, empreendedores e servidores públicos estarão reunidos no Parque Tecnológico para criar soluções para a cidade. No evento, será lançado o portal de dados abertos da Prefeitura, um site que disponibilizará informações em formatos especiais para que qualquer pessoa possa elaborar aplicativos ou automações capazes de melhorar a vida dos pelotenses. A iniciativa contempla ainda um ciclo de palestras.

O Code Arena Cidade de Pelotas, como é chamado o primeiro hackathon (expressão em inglês que significa maratona de hackers) público, começará na noite de sexta, dia 27 e terminará na tarde de domingo, dia 29. A partir dos dados disponibilizados pela prefeitura, profissionais e estudantes vão cruzar informações e desenvolver produtos em prol da cidade. Uma das missões, por exemplo, será criar o aplicativo da coleta seletiva.

Na noite de sexta, a prefeita Paula Mascarenhas vai inaugurar o novo portal da prefeitura, que tornará mais fácil o acesso a serviços, além de ter um design mais moderno e de fácil utilização. Dentro do portal funcionará o site de dados abertos. Após o ato, será a vez das palestras com profissionais destacados nas áreas de inovação e empreendedorismo. 

O design Marcelo Morais, que atuou por mais de uma década no portal Terra, abrirá a noite com a palestra UX - Por que, quando e como falar com os usuários. Na sequência será a vez de Marília Silveira, cofundadora do Elevante - empresa especializada em modelagem e evolução de negócio. Ricardo Galho, cofundador de startups como CodeWalker, 4all e Uhuu, será o responsável por fechar o ciclo de palestras. 

Junto ao Code Arena ocorrerão as mentorias especiais com profissionais e empresários ligados aos setores de tecnologia, comunicação e empreendedorismo. Secretários municipais também participarão das orientações, ajudando os grupos com informações sobre a cidade. 

A maratona é uma realização da Prefeitura e do Pelotas Parque Tecnológico. Tem o patrocínio do Sanep, além das empresas Idealiza, Nodo, Cigam, Santa e Possible. Conta com o apoio do Sebrae, Senac e das Universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel), além do Instituto Federal Sul-Riograndese (IF-Sul). 

Inscrições 

As palestras são gratuitas e abertas ao público em geral. As vagas são limitadas. - inscrições podem ser feitas neste link. Mais informações também estão disponíveis no site do evento.  

Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pelotas
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?