/ Notícias / UCPel realiza I Semana Acadêmica de Teologia
UCPel realiza I Semana Acadêmica de Teologia
01.10.2018 | 16:30 | #teologia
UCPel realiza I Semana Acadêmica de Teologia
O curso de Teologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizará a primeira Semana Acadêmica. A atividade marca o novo momento da graduação, que recentemente passou por uma reestruturação e foi reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). De 08 a 11 de outubro, a comunidade interessada poderá refletir e debater sobre espiritualidade e sabedoria através de palestras e minicursos. 

Temas como pastoral urbana, bioética e cuidados paliativos e hermenêutica e sabedoria bíblica também serão abordados no evento. O arcebispo de Pelotas e chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, compõe o quadro de convidados, assim como o bispo da Diocese de Rio Grande e diretor do Instituto Superior de Formação Humanística da UCPel, Dom Ricardo Hoepers, o capelão da UCPel, padre Martinho Lenz e o professor Osmar Schaefer.

De acordo com o professor responsável pela atividade, Enir Cigognini, além de refletir sobre temas atuais e fundamentais para a teologia, a Semana Acadêmica busca promover a integração entre curso, comunidade acadêmica e sociedade. “Os minicursos, na parte da noite, oportunizam formação à comunidade em geral”. Já para o coordenador do curso, padre Waldeir da Paixão Silva, o evento contribui para a compreensão do saber teológico aplicado a prática. “A semana acadêmica é um diálogo de saberes que se transforma em um fazer teológico”.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 05 de outubro através deste link. O evento é aberto á comunidade e não tem taxa de participação. 

Confira a programação completa:

Segunda-feira (08)

9h - Abertura e Conferências, com Dom Jacinto Bergmann, Dom Ricardo Hoepers, padre Raphael Pinto e padre Matias Martinho Lenz. Local: sala 100K

18h - Celebração Eucarística, com  Dom Jacinto Bergmann. Local: Capela Campus I

19h30 - Minicurso 1: Pastoral Urbana, com padre Raphael Pinto. Local: 410C

Terça-feira (09)

9h - Iniciação à Vida Cristã, com padre Luciano Martins de Almeida. Local: sala 100K

19h30 - Minicurso 2: Bioética e Cuidados Paliativos, com Dom Ricardo Hoepers.
Local: 410C

Quarta-feira (10)

9h - O tema da Sabedoria no AT, com Dom Jacinto Bergmann. Local: sala 100K

11h – Comunicações. Local: sala 100K

19h30 - Minicurso 3: A espiritualidade do laicato, com padre Matias Martinho Lenz e Maria Suely Palma Leitzke. Local: 410C

Quinta-feira (11)

9h - Hermenêutica e sabedoria bíblica, com professor Osmar Schaefer. Local: 410C

10h30 - Celebração Eucarística, com Dom Ricardo Hoepers. Local: Capela Campus I

11h – Comunicações. Local: 213C

Redação: Manuelle Motta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?