/ Notícias / UCPel participa de debate “Memórias da Anistia no Brasil” na segunda-feira (14)
UCPel participa de debate “Memórias da Anistia no Brasil” na segunda-feira (14)

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) participa, na segunda-feira (14), do debate “Memórias da Anistia no Brasil”. A atividade é gratuita e está marcada para as 19h, no auditório do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS/UFPel), localizado na rua Alberto Rosa, 117.

Para refletir sobre o tema, o evento contará com os relatos das ex-militantes Maria Amélia Telles e Criméia de Almeida. Além disso, haverá a presença da ex-representante dos familiares dos desaparecidos políticos na Comissão Nacional de Anistia, Suzana Lisboa, e do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Enrique Serra Padrós.

De acordo com o professor do PPGPSDH da UCPel, Renato Della Vechia, o debate é antigo e, nos últimos tempos, vem se mostrando ainda mais relevante. Segundo ele, o Brasil tem muitas questões mal resolvidas sobre o período da anistia e ter a oportunidade de refletir sobre o tema, a partir das experiências dos convidados, será de muito valor. “Uma sociedade que esquece sua história tende a repeti-la e isso pode refletir no imaginário social através de uma visão deturpada do ocorrido”, pontua o professor.

A atividade é realizada em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Grupo de Estudos Sobre a Ditadura Militar Brasileira, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPME). O Instituto Mário Alves é responsável pela organização do evento. Mais informações podem ser obtidas através da página do evento no facebook.