/ Notícias / UCPel integra evento internacional sobre ciência da computação
UCPel integra evento internacional sobre ciência da computação
30.11.2015 | 18:17 | #engenharia-de-computacao
UCPel integra evento internacional sobre ciência da computação
O curso de Engenharia da Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integra as ações realizadas pela Hora do Código. O evento, que reúne 180 países e atinge dezenas de milhões de estudantes, propõe a realização de atividades na área da programação e de novas tecnologias. Neste ano, o encontro ocorrerá entre os dias 07 e 13 dezembro em todo o mundo.

Na UCPel, as atividades ocorrerão no dia 08 de dezembro, às 16h, no Laboratório de Informática 433 C do Campus I e terão a duração de aproximadamente uma hora. Serão ofertadas 50 vagas - destinadas preferencialmente para alunos do Ensino Médio – mas qualquer interessado pode participar. De acordo com o coordenador do curso de Engenharia da Computação da UCPel, professor Leandro Zafalon Pieper, para participar não é necessário experiência.

O professor explica que a Hora do Código é uma introdução de uma hora à ciência da computação, criada para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos desta ciência. Conforme a instituição pública Code.org, organizadora do evento, todo aluno deveria ter a oportunidade de aprender ciência da computação, pois ela ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, lógica e criatividade.

As inscrições para participar do evento na UCPel são gratuitas e podem ser feitas através deste endereço.

Hora do Código
A Hora do Código é organizada pela Code.org, uma instituição pública sem fins lucrativos dedicada a promover e a tornar a ciência da computação disponível ao maior número de escolas possível e garantindo que chegue também à minorias sociais, empoderando, por exemplo, mulheres e negros à participação nesta área. Hoje, a Code.org já conta com o apoio e incentivo de um grupo de parceiros sem precedentes na realização da Hora do Código — dentre eles Microsoft, Apple, Amazon, Boys and Girls Clubs of America e College Board. Mais informações sobre este movimento global podem ser obtidas aqui.