/ Notícias / UCPel aplica prova do Vestibular 2020
UCPel aplica prova do Vestibular 2020
24.11.2019 | 14:31 | #medicina #odontologia
UCPel aplica prova do Vestibular 2020

Os cursos de Medicina e Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram neste domingo (24) seu processo seletivo 2020. As 155 vagas do curso de Medicina e 40 da Odontologia estão sendo disputadas por 1800 candidatos. Nesta edição, a abstenção ficou em torno de 7 por cento. A lista com os aprovados será divulgada no dia 3 de dezembro.

:: Confira o gabarito aqui.

A ação humana na floresta amazônica, a preservação do meio ambiente e o consumo consciente foram os temas da redação. A prova de História foi muito bem avaliada pelos candidatos devido à atualidade. A análise de questões sobre o descaso histórico brasileiro com a natureza, golpe militar no Brasil, protestos que tomaram conta do Chile em 2019, divisão binária européia de homem-mulher foram propostas. Os candidatos responderam ainda questões sobre Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Química, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Ansiosa para prestar a prova, a vestibulanda do curso de Medicina, Fernanda Giacomel, escolheu a UCPel devido a qualidade que a Católica tem. “A Universidade possui grande atuação na área da saúde”, comenta. Oscar Giacomel, pai de Fernanda, também dividia o nervosismo com a filha que sempre teve o objetivo de ser médica. “É um sonho que ela tem desde criança e por isso se dedicou bastante ao longo do ano”, diz.

Acompanhando o filho vestibulando de Odontologia, Ângela Melo acredita que o estudante tem boas condições de passar no processo seletivo. “A expectativa é que ele passe, claro, mas sempre expliquei que a vida segue se não der. Ele só tem 18 anos e pode tentar de novo”, argumentou.

O reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, e as pró-reitoras Patrícia Giusti e Ana Maria Hackbart, recepcionaram candidatos e familiares no momento da abertura dos portões e, após, no espaço especial reservado aos familiares. “Que possamos nos reencontrar em um segundo momento, o da matrícula, e que a UCPel seja a escolha de formação daqueles que estão fazendo a prova”, ressaltou Patrícia.

Na avaliação do coordenador geral do Vestibular 2020 da UCPel, professor Fabian Primo, a prova transcorreu dentro da normalidade. Foram registrados quatro atendimentos médicos e dois candidatos foram eliminados por toque de celular e de relógio.

Avaliação da prova e matrícula

Eduarda Bergmann e Jackson Nobre, ambos candidatos ao curso de Medicina, definiram como difícil a prova de exatas. “A prova de matemática tava bem mais complexa, mais específica, bem diferente do conteúdo que cai no Enem e que estudamos no ano todo”, frisou Jackson. O restante da prova a dupla achou bem tranquila. “A redação foi sobre as queimadas da Amazônia e eu já esperava esse tema por estar na mídia”, finalizou.

Os aprovados no Vestibular 2020 da UCPel serão conhecidos no dia 3 de dezembro. A matrícula para o curso de Medicina será realizada em 4 de dezembro, entre 14h30 e 17h30; a segunda chamada oral está marcada para 6 de dezembro, às 16h, e ambas ocorrerão no Auditório Dom Antônio Zattera. Já as matrículas para Odontologia ocorrem no dia 05 de dezembro, às 16h, também no Auditório Dom Antônio Zattera.

Inscrições para o Vestibular Agendado

O Vestibular Agendado da UCPel permanece com inscrições abertas. São disponibilizadas vagas para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito (Diurno e Noturno), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Farmácia, Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Tecnólogo em Segurança Pública (EAD), Teologia e Tecnologia em Design de Moda.

A seleção ocorre via prova de redação agendada e uso da nota do Enem. Mais informações estão disponíveis no site http://vestibular.ucpel.edu.br/

Redação: Rita Wicth – MTB 14101