/ Notícias / UCPel amplia participação de escolas no Salão Universitário
UCPel amplia participação de escolas no Salão Universitário
11.07.2017 | 11:57 | #salao-universitario
UCPel amplia participação de escolas no Salão Universitário
Uma das novidades do Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será a ampliação da participação de escolas de ensino fundamental e médio na Mostra de Produção Científica e Extensão. Anteriormente, esse espaço era destinado às escolas católicas, mas a partir de 2017 alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Médio de escolas públicas e particulares da região são convidados a participar. 

Marcado para ocorrer de 24 a 27 de outubro, o Salão Universitário é tradicionalmente o espaço oficial para apresentação de trabalhos de iniciação científica, pesquisa e de extensão produzidos por acadêmicos da UCPel. Para ampliar o diálogo existente entre a Universidade e as escolas, inicialmente católicas, esse espaço foi pensado, lembra a pró-reitora acadêmica, professora Patrícia Giusti. A primeira edição deu tão certo que a modalidade foi estendida para outras instituições de ensino e a expectativa é contar com um maior número de instituições.  

Conforme lembra a docente, desde 2014 a UCPel intensificou sua atuação junto à Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) com o objetivo de dialogar com as escolas católicas sobre temáticas pertinentes e de interesse de todos. “A partir de então, algumas atividades têm acontecido em parceria da UCPel com as escolas católicas de Pelotas e da região”, explica. 

Devido à receptividade ter sido grande, com apresentação de trabalhos inovadores e empreendedores, a Mostra foi ampliada. Na primeira edição, os trabalhos apresentados trataram de assuntos voltados para a área da saúde, qualidade de vida, motivação e metodologia de ensino. Para vários dos alunos que integraram a Mostra, a participação no Salão foi a primeira vez em que suas pesquisas ganharam espaço fora do âmbito escolar.

“Por isso a ideia de oportunizar para outros estudantes e suas escolas de ensino Fundamental e Médio a possibilidade de apresentarem seus estudos no Salão Universitário”, explica a pró-reitora. As inscrições para a Mostra de Produção Científica e Extensão começam no dia 17 de julho e prosseguem até 11 de setembro. Mais informações podem ser obtidas através no regulamento disponível no site salao.ucpel.edu.br

Redação: Rita Wicth – MTB 14101
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?