/ Notícias / Trabalho desenvolvido por mestrando da UCPel ganha espaço no Canal Futura
Trabalho desenvolvido por mestrando da UCPel ganha espaço no Canal Futura
Um equipamento que poderá evitar erros na administração de medicamentos em hospitais terá espaço especial na programação do Canal Futura. O estudo desenvolvido pelo mestrando em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Lucas Costa, ganhou a atenção da emissora nacional devido à relevância, visto que no Brasil grande parte da administração de medicamentos é feita de forma manual, processo que aumenta chances de superdosagens.

A reportagem realizada pela acadêmica do curso de Jornalismo e estagiária da TV UCPel, Augustine Timm, irá ao ar no final do mês de julho através de programetes, veiculados durante a programação da emissora. O protótipo, desenvolvido por Costa, busca a prevenção de erros no uso de bombas de infusão e começou a ser desenvolvido em seu trabalho de conclusão de curso.

Devido ao potencial do equipamento, o engenheiro em eletrônica decidiu dar continuidade ao estudo no mestrado, que vem sendo cursado desde o mês de março deste ano. “Quero continuar trabalhando com esse tema no meu mestrado e já analiso possíveis alterações para qualificar a sua funcionalidade”, explicou. Umas delas deverá ser a redução do tamanho do protótipo, com o objetivo de facilitar a sua manipulação.

Outra funcionalidade será a criação de uma interface para computadores que possibilitará a visualização do andamento das infusões. A nova ferramenta facilitará a leitura e o acompanhamento dos dados pelos profissionais da saúde. “Essa interface irá monitorar o funcionamento de todas as bombas de infusão e demais sensores de sinais vitais, reunindo em um único local diversos tipos de informações”, planeja o mestrando.

A adição de um cadastro de doses de medicamentos e do profissional responsável por administrar a dosagem no equipamento também está prevista. “A ideia é interligar a nova interface com o banco de dados que contenha as informações dos funcionários”, comenta.

Conheça o protótipo

O trabalho de conclusão de curso de Costa e sua continuidade no programa de pós-graduação seguem as diretrizes dos Nove Direitos da Terapia Medicamentosa, cujas premissas incluem a verificação de uma série de itens. O protótipo desenvolvido pelo mestrando identifica a prescrição, contendo os dados do paciente, do medicamento, do horário, da via de administração, do profissional responsável e da dose - para, após tudo correto, autorizar o funcionamento automático da bomba de infusão.

A intenção de Lucas é aperfeiçoar o protótipo durante a realização do mestrado para, posteriormente, submeter o mecanismo a processos de certificação para transformá-lo em produto comercial. O estudo do mestrando conta com a orientação do professor Cláudio Diniz e colaboração dos professores Sérgio Almeida e Alexandre Souza.

Inscrições abertas

A UCPel está com processo seletivo aberto para cursos de mestrado e doutorado. Além do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, são oferecidas vagas para os programas de pós-graduação em Letras, Política Social, Saúde e Comportamento e Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. As inscrições podem ser feitas até a terça-feira (19). Mais informações podem ser obtidas no link. Neste ano, a Católica flexibilizou as condições de pagamento dos cursos, possibilitando o aumento no número das parcelas.