/ Notícias / Sepome/UCPel recebe pesquisadora salvadorenha Carmen Zuluaga
Sepome/UCPel recebe pesquisadora salvadorenha Carmen Zuluaga
Sepome/UCPel recebe pesquisadora salvadorenha Carmen Zuluaga

Um dos destaques do Seminário de Políticas Sociais no Mercosul da Universidade Católica de Pelotas (Sepome/UCPel) foi a participação da pesquisadora salvadorenha Carmen Zuluaga. Integrante do painel “A atualidade dos direitos humanos: movimentos, lutas e garantias”, a convidada propôs reflexão e discussão a respeito da história política da América Central a partir da visão latino-americanista.

De acordo com Carmen, o entendimento sobre o tema se torna importante especialmente para contextualizar o atual momento de confronto vivenciado por vários países vizinhos. “As crises que vem acontecendo na Bolívia e no Chile, por exemplo, já se sucedem há muito tempo na América Central que permanece invisibilizada na instabilidade latino- americana”, aponta.

A participação da pesquisadora no evento teve intenção de estabelecer conexões entre a América Central e a América Latina. O interesse em participar do Sepome se deu devido à abordagem dos temas, pelo coletivo que se forma de investigadores, intelectuais e ativistas engajados em falar sobre os ocorridos no continente.

Na oportunidade, também houve o lançamento do livro “Nicaragua en Crisis”, compilado organizado por Carmen, pelo pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel, Aleksander Antunes, e pelo professor Esteban de Gori. O livro conta com artigos de 18 autores que tratam da América Central, e, em específico, da Nicarágua, e da crise em que vive o país.

Para Aleksander, a leitura de “Nicaragua en Crisis” é fundamental para quem deseja entender mais sobre o imaginário das esquerdas latino-americanas devido ter sido na Nicarágua que triunfou uma revolução comunista nos anos 80.

 

 VII SEPOME

 

A 7° edição do Seminário de Políticas Sociais no Mercosul (Sepome) aconteceu entre os dias 11 e 14 de novembro, no Auditório Dom Antônio Zattera e teve como tema principal  “As Políticas Sociais na América Latina e a garantia dos Direitos Humanos”. O evento reuniu interessados no campo científico, viabilizando apresentações de trabalhos de grupos de estudos, discussões temáticas, minicursos e painéis.

 

Redação: Kerolin Lulhier

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?