/ Notícias / Sepome/UCPel debate a garantia dos direitos humanos na América Latina
Sepome/UCPel debate a garantia dos direitos humanos na América Latina

O tema 'As Políticas Sociais na América Latina e a garantia dos Direitos Humanos' norteará o VII Seminário de Políticas Sociais no Mercosul (SEPOME). Por meio do evento, realizado de 11 a 14 de novembro, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ganharão espaço questões inerentes aos movimentos sociais, direito à cidade, democracia, violências e resistência. As discussões ainda levarão em consideração fatores econômicos, políticos, sociais, raciais e de gênero.

A proposta da atividade é promover uma agenda que possibilite o diálogo sobre as diferentes políticas sociais e o acesso à justiça, além de contribuir para o fortalecimento de ações coletivas em prol de políticas públicas que garantam efetivamente os direitos humanos e sociais. A atividade ainda busca auxiliar com subsídios teóricos pesquisadores, docentes, discentes e profissionais engajados na temática.

A edição desse ano enfatizará a questão dos Direitos Humanos na perspectiva da América Latina. Conforme explica a coordenadora do evento, professora Cristine Jaques Ribeiro, a discussão da temática é fundamental, principalmente quando os direitos sociais e humanos passam por enfrentamentos. “Vamos acolher pesquisadores que trabalham com essa temática pontual, oportunizando um amplo espaço dialógico sobre essa questão que está em pauta no mundo todo”, complementa.

Reforçando a importância da temática abordada esse ano, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel e membro da comissão organizadora discente, Maritania Rafagnin, o SEPOME irá problematizar questões que abrangem toda a área de Política Social. Segundo ela, com a volta do conservadorismo é importante estimular o debate sobre o que são essas políticas e para quem elas são destinadas.

No primeiro dia de evento, segunda-feira (11), a comissão organizadora promoverá, durante a abertura oficial, um Banquetaço.  Por meio da exposição de alimentos agroecológicos produzidos pela Rede Bem da Terra, será reforçada a defesa do direito humano à alimentação adequada. “Assim como diversas entidades estão fazendo pelo país, queremos também manifestar nosso apoio ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional que vem sofrendo um desmonte pela política nacional”, reafirma Cristine.

A programação do evento conta com diversos destaques, dentre eles palestrantes internacionais. Para a conferência de abertura, que abordará o tema Democracia, Direitos Humanos e Políticas Sociais, o Sepome receberá os professores José Pablo Bentura e Christian Adel Mirza Perpignani, da Universidade da República (UDELAR), do Uruguai. O painel ainda contará com a participação da professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jane Prates.

Por ser um seminário internacional, está prevista a participação de diversos países, como México, Argentina e Uruguai. Nos quatro dias de evento, os participantes ainda terão a oportunidade de apresentar trabalhos nos GT’s, das 8h30 às 12h, e participar dos minicursos, que serão realizados nos dias 12, 13 e 14, das 14h às 17h. Entre os assuntos explorados, destacam-se Ascensão e o Desmantelamento do Direito à Moradia no Brasil, Pesquisa e o Compromisso Social: o método em Marx e Leituras da Cidade.

O SEPOME, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel, é realizado a cada dois desde 2006. A programação completa pode ser acessada no site sepome.ucpel.edu.br.

Lançamentos

A VII edição do SEPOME ainda oportunizará o lançamento, no saguão do Campus I, de algumas obras voltadas as temáticas trabalhadas no PPGPSDH. Na terça-feira (12), serão lançados os livros Revisitando Foucault e outros textos em questão penitenciária, do professor Luiz Antônio Bogo Chies; Diálogos da Cidade, organizado pela professora Cristine Ribeiro; Nicaragua en Crisis – Entre la revolución y la sublevació, organizado pelo pós-doutorando da UCPel, Aleksander Aguilar Antunes, pelo professor da Universidade de Buenos Aires, Esteban de Gori, e pela doutora em Estudos Latino-americanos, Carmen Elena Villacorta Zuluaga.

Já na quarta-feira (13), das 17h30 às 19h, serão apresentados os livros Paul Singer: democracia, economia e autogestão, de autoria do educador popular, Cláudio Nascimento, e da coordenadora do PPGPSDH, professora Aline Mendonça dos Santos. Na ocasião, Aline ainda lançará a obra Sob o fio da navalha: relações Estado e sociedade a partir da ação política da economia solidária no Brasil.

O livro em comemoração aos 20 anos do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC) da UCPel, intitulado Autogestão e Extensão Universitária: 20 anos de história, também será apresentado na tarde de quarta-feira (12). Além da coordenadora do PPGPSDH, a obra conta com a organização dos professores Renato da Silva Della Vechia e Tiago de Garcia Nunes. E, por fim, ainda será lançado o livro Políticas Sociais na América Latina: retrocessos e resistências, com organização das professoras Vini Rabassa da Silva, Vera Maria Ribeiro Nogueira e Mara Rosange Acosta de Medeiros.

Redação: Manuelle Motta