/ Notícias / Semana Acadêmica da Filosofia começa nesta segunda-feira (16)
Semana Acadêmica da Filosofia começa nesta segunda-feira (16)
13.09.2019 | 11:40 | #filosofia
Semana Acadêmica da Filosofia começa nesta segunda-feira (16)

O Instituto Superior de Formação Humanística (ISFH), através da coordenação do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), irá realizar, na próxima semana, nova edição da Semana Acadêmica. De 16 a 18 de setembro, acadêmicos irão participar de palestras em torno da temática escolhida, nomeada “Ética: pensando os fundamentos do agir humano”. As atividades serão realizadas na sala 410C do Campus I da UCPel.

Organizada por acadêmicos do 1°, 2° e 6° semestre e com a coordenação do professor Paulo Gubert, a edição do evento tem por objetivo promover o debate acerca da ética e suas subcategorias. Questões como Metaética, Ética Deontológica Kantiana e Ética Teleológica Aristotélica serão abordadas.

De acordo com o membro da comissão organizadora do evento, Renan Espíndola, a escolha do assunto se deu pela importância da ética como um ramo de destaque da filosofia. “Estamos trazendo professores com ótima experiência e qualificação nos temas abordados, e esperamos que seja uma semana muito produtiva em torno de um tópico tão importante como este”, explica.

O evento ainda envolverá a apresentação de trabalhos acadêmicos e comunicações pelos alunos do curso sob coordenação do professor Paulo Gubert. O objetivo é fomentar o interesse dos acadêmicos pela pesquisa, bem como desenvolver competências e habilidades de comunicação e intercâmbio de conhecimento entre os acadêmicos. “Além disso, é um espaço que oportuniza a apresentação de pesquisas ao público em geral, divulgando o conhecimento adquirido para além do curso de filosofia e da universidade”, explica.

As atividades são abertas à comunidade. Interessados devem se inscrever através do link. Mais informações podem ser obtidas através da página do evento no Facebook.

 

Programação

 

Segunda-feira (16)

16h às 18h – Palestra: “Ética e Metaética”, com o professor Júlio Henrique Pereira

20h às 22h – Palestra: “Ética Deontológica Kantiana”, com a professora Flávia Chagas

 

Terça-feira (17)

20h às 22h – Palestra: “Ética de Guilherme de Ockham”, com o professor Pedro Leite Júnior

 

Quarta-feira (18)

8h às 12h – Apresentação de trabalhos (comunicações) com a coordenação do professor Paulo Gubert

20h às 22h – Palestra: “Ética Teleológica Aristotélica”, com o professor João Hobuss

 

Redação: Helena Rocha

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?