/ Notícias / Professora da UCPel debate economia solidária em programa da Globo News
Professora da UCPel debate economia solidária em programa da Globo News
Professora da UCPel debate economia solidária em programa da Globo News

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), professora Aline Mendonça, participa do programa da Globo News Cidades e Soluções. Na atração, exibida na segunda-feira (21), às 21h30, serão abordados os temas economia solidária e autogestão como alternativa de desenvolvimento.

O convite surgiu a partir de um artigo escrito pela professora, que há cerca de 20 anos estuda e produz pesquisas que deem visibilidade a diferentes tipos de economia, principalmente a solidária. Segundo ela, a proposta é debater sobre formas de produzir e viver que possuam um componente ético em comum: a produção ampliada da vida em detrimento da reprodução do capital e do lucro.

No programa serão apresentadas experiências que têm a autogestão e a solidariedade como base, a partir de uma perspectiva contra-hegemônica. A Rede Bem da Terra, incubada do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC) da UCPel, será um dos casos apresentados. Experiências realizadas no Rio de Janeiro e Minas Gerais complementarão a atração.

Para a professora, a oportunidade confirma a força do trabalho desenvolvido na Católica de Pelotas, tanto em pesquisa como extensão. “Fico lisonjeada em ser uma das porta-vozes da economia solidária nesse processo. E realmente acredito na autogestão como estratégia para que a democracia seja algo acessível para todos”, complementa.

O Cidades e Soluções é um espaço de divulgação de experiências que transformam a vida das pessoas através do uso inteligente e sustentável dos recursos naturais. Exibido todas as segundas-feiras, às 21h30, na Globo News, a atração apresenta alternativas de produzir e viver levando em consideração o ambientalismo.

 

Redação: Manuelle Motta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?