/ Notícias / Professor da UCPel apresenta pesquisas nos Emirados Árabes
Professor da UCPel apresenta pesquisas nos Emirados Árabes
Docente dos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica e da Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o professor Eduardo Antonio César da Costa apresentou dois trabalhos científicos na 20ª Conferência Internacional em Circuitos e Sistemas Eletrônicos. O evento foi realizado na cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Um dos trabalhos, intitulado Projeto de uma Estrutura Eficiente Baseada em FPGA para o Cancelamento de Interferências Usando o Algoritmo Adaptativo NLMS, trata do cancelamento de interferências em sinais de eletroencefalograma, que é de vital importância para a área médica. Neste estudo, desenvolvido nas dependências do Laboratório de Microeletrônica e Processamento de Sinais da UCPel, Costa foi autor principal.

A outra pesquisa foi Redução da Atividade de Chaveamento em Filtros FIR através da Reordenação dos Coeficientes com o Uso de Algoritmos Heurísticos, estudo que aborda técnica de redução de consumo de potência em filtros digitais, que são amplamente utilizados em aparelhos portáteis operados por bateria (menor consumo representa mais tempo de vida útil da bateria). O trabalho foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Para participação no evento, o professor teve apoio da UCPel e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), via Programa de Auxílio à Participação em Eventos Científicos (AVG).

De acordo com ele, o incentivo da Universidade evidencia o interesse e a preocupação da UCPel em apoiar a pesquisa científica. "Foi uma excelente oportunidade de mostrar ao meio científico os trabalhos desenvolvidos na Católica em um conceituado evento na área de Microeletrônica", destacou. O evento foi realizado de 08 a 11 de dezembro.