/ Notícias / Professor da Engenharia de Computação coordena painel na Escola Regional de Alto Desempenho
07.04.2017 | 16:36 | #engenharia-de-computacao
O professor do curso de Engenharia de Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Adenauer Yamin, coordenou na última quinta-feira (6) um painel na Escola Regional de Alto Desempenho do RS (ERAD/RS). Com o título "Computação de Alto Desempenho no RS: Como ensinamos? O que aprendemos?", a iniciativa tem por objetivo discutir a trajetória do ensino do processamento de alto desempenho nas universidades do RS.

A ERAD/RS é um evento regional que visa qualificar estudantes e profissionais da região nas áreas que compõem o Processamento Distribuído e de Alto Desempenho, prover um fórum regular onde possam ser apresentados avanços recentes nessas áreas, bem como discutir formas de ensino de processamento de alto desempenho nas universidades da região Sul. O evento, que ocorre anualmente, é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Comissão Regional de Alto Desempenho do Rio Grande do Sul (CRAD/RS).

A programação também foi palco da reunião da CRAD/RS, que tem o objetivo de criar políticas de fomento à área de processamento paralelo e distribuído no Rio Grande do Sul. Entre as diversas atribuições da CRAD/RS, incluem-se o estabelecimento de um fórum de discussões sobre diferentes frentes de estudo e pesquisa referentes ao processamento paralelo e distribuído. Além de Adenauer Yamin, o professor da UCPel Cláudio Machado Diniz integra a Comissão Deliberativa da CRAD/RS.