/ Notícias / PPGPSDH promove minicurso sobre colonialismo e colonialidade
PPGPSDH promove minicurso sobre colonialismo e colonialidade

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) promove debate sobre colonialismo e colonialidade nos dias de hoje. A atividade, em formato de minicurso, será ministrada pelo professor Maurício Hiroaki Hashizume, na sexta-feira (6), das 13h às 16h, na sala 410C, no Campus I da UCPel.

O minicurso prevê uma análise da conjuntura atual, a partir de uma leitura teórica e epistemológica pós-colonial, sobre violências e opressões que se manifestam no contexto de ódio. De acordo com a coordenadora do PPGPSDH, professora Aline Mendonça, por serem elementos presentes no atual contexto sócio-político, é de extrema importância que um programa voltado à política social e direitos humanos compreenda e analise esses fenômenos de acordo com alguns prismas teóricos, metodológicos e epistemológicos.

Proposto através do Grupo de Estudos Emancipação, a atividade receberá o professor Maurício Hiroaki Hashizume. O convidado é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo e doutor em Pós-colonialismo e Cidadania Global pela Universidade de Coimbra (Portugal). Além disso, integrou como pesquisador o Projeto Alice - Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas, também da instituição portuguesa.

As inscrições para o minicurso podem ser realizadas, até o dia do evento, na secretaria do PPGPSDH, na sala 411C. Conforme explica Aline, por ser realizada durante a aula de História e Positivação dos Direitos Humanos, a atividade será aberta. Interessados em ganhar certificado investem R$5.

Redação: Manuelle Motta