/ Notícias / Pesquisa desenvolvida na UCPel utiliza inteligência artificial na prevenção de arritmia cardíaca
Pesquisa desenvolvida na UCPel utiliza inteligência artificial na prevenção de arritmia cardíaca
Pesquisa desenvolvida na UCPel utiliza inteligência artificial na prevenção de arritmia cardíaca

Pesquisa realizada na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desenvolveu um software capaz de apontar a probabilidade de um paciente ser acometido por arritmia cardíaca. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o estudo contou com a participação do professor do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC/UCPel), Mateus Grellert.

Durante estágio curricular no Grupo de Pesquisa em Microeletrônica e Processamento de Sinais da UCPel, o acadêmico da UFPel, Renan Soares de Andrade, utilizou medidas clínicas obtidas em exame de eletrocardiograma e disponibilizadas em um banco de dados público. A partir das informações de pacientes com e sem arritmia, associadas a outras medidas clínicas, o estudante gerou um modelo preditivo capaz de prever o problema.

De acordo com Grellert, supervisor do estágio, o sistema desenvolvido pelo acadêmico poderá auxiliar no diagnóstico médico, uma vez que analisa os dados gerados por eletrocardiogramas e prevê a probabilidade do paciente estar com arritmia. Segundo ele, o desequilíbrio no ritmo cardíaco não é uma condição fácil de ser identificada em alguns casos, devido à quantidade de informações geradas nos exames com esse fim. “O sistema não fará o diagnóstico definitivo, mas poderá apontar o percentual de chance do paciente ter o problema”, explica.

O sistema ainda não foi utilizado por médicos, mas, conforme explica o docente, o código do software está disponível em um repositório público, chamado GitHub. A plataforma hospeda códigos-fonte e permite que qualquer pessoa interessada no assunto tenha acesso ao projeto. “O conhecimento foi gerado e todas as informações estão disponíveis nesse estudo, que contribuiu cientificamente com o tema”, destaca Grellert.

 

Apresentação em conferência

O artigo foi aceito para publicação na maior conferência brasileira de sistemas inteligentes, o 8th Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS). O evento, realizado de 15 a 18 de outubro, em Salvador (BA), reúne as melhores pesquisas na área de inteligência artificial e redes neurais.

De acordo com o professor, o trabalho científico eventualmente pode gerar incertezas quanto à validação por parte da comunidade acadêmica, além de exigir muitas horas e dedicação. O aceite na conferência é o reconhecimento pelo esforço dedicado ao estudo. “A comunidade gostou do artigo, tivemos avaliações bem positivas da banca e esse aceite mostra que o esforço valeu a pena”, pontua.

Além de Renan Soares de Andrades, aluno do curso de Engenharia Eletrônica da UFPel, e do professor do MEEC e do curso de Engenharia de Computação da UCPel, Mateus Grellert, a pesquisa contou com a participação do egresso do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC/UCPel) e professor da UFPel, Mateus Beck Fonseca.

 

Redação: Manuelle Motta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?