/ Notícias / Nesic/UCPel celebra 20 anos de história com lançamento de livro
Nesic/UCPel celebra 20 anos de história com lançamento de livro
19.11.2019 | 18:03 | #nesic
Nesic/UCPel celebra 20 anos de história com lançamento de livro

Ocorre na quinta-feira (21) a festividade que marca o 20º aniversário do Núcleo de Economia Solidária e Incubadora de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (Nesic/UCPel). Na oportunidade, um livro constituído por artigos que narram a trajetória e experiências do núcleo será lançado. A celebração está marcada para iniciar às 17h30, no saguão do Campus I.

O propósito é construir um espaço de encontro entre todas as pessoas que em algum momento passaram pelo projeto. Conforme a técnica do núcleo, Solaine Gotardo, a ideia é reunir os indivíduos que fizeram parte do Nesic e incluíram o Núcleo como parte da sua formação acadêmica. Durante esses 20 anos, participaram cerca de 15 professores de diferentes áreas de atuação, 12 técnicos e aproximadamente 400 estudantes, dos quais 60 tiveram atuação efetiva na incubadora.

Além dos convites para aqueles que já integraram o Nesic, também foram convidados parceiros do projeto. “Convidamos núcleos e incubadoras de outros locais do estado além daqueles existentes aqui na região”, diz Solaine. Dentre eles estão o Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária da Universidade Federal de Pelotas (Tecsol/UFPel), o Núcleo de Economia Solidária do Instituto Federal Sul-Riograndense (Nesol/IFSul) e o Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico da Fundação Universidade de Rio Grande (NUDESE/FURG).

Durante a confraternização, haverá ainda um coquetel  oferecido pelos empreendimentos do Bem da Terra. Os produtos serão oriundos tanto dos produtores associados como também da Feira Virtual.

História e atuação do Nesic

O Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) nasceu em outubro de 1999 com o nome de Intecoop – Incubadora Tecnológica de Cooperativas. Mesmo com suas atividades mais voltadas à função de incubadora, sempre estimulou o tripé educacional – ensino, pesquisa e extensão. Após alguns anos em atividade e já atuando como núcleo, passou a olhar também para a questão do desenvolvimento da Economia Solidária.

Por ser interdisciplinar, o grupo trabalhou com as mais diversas áreas de conhecimento, desde o Direito até o Serviço Social. Segundo Solaine, todos os presentes tinham o objetivo de contribuir aos incubados. “Todas as áreas interagiam para fornecer os conhecimentos ou a matéria prima para que os grupos se organizassem”, comenta.

Ao longo dos anos, vários projetos foram incubados junto ao Nesic. Mas, desde 2010, o grupo vem trabalhando mais com a estruturação de redes. As redes foram criadas com o intuito de diminuir os processos terceirizados de comercialização e, por conseqüência, manter o giro econômico na região onde ocorre a produção. Ou seja, ao suprimir ou eliminar elos da cadeia logística de compra e venda, os rendimentos tanto para produtores como para consumidores aumentam.

Atualmente, duas delas têm maior destaque e são as mais volumosas: a Rede Reciclar e Associação Bem da Terra. De acordo com Solaine, a Rede Reciclar está em processo de desincubação, isto é, tem conquistado sua independência e consegue se articular de forma autônoma, organizando suas reuniões e ações. Entretanto, com a Associação Bem da Terra, os trabalhos de fortalecimento e articulação prosseguem.

Para 2020, está sendo estruturada junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) uma atividade envolvendo a comunidade terapêutica Casa do Amor Exigente (Caex). O projeto será a produção de um quintal agroecológico na fazenda que acolhe homens maiores de 18 anos que são dependentes químicos, localizada na BR-116. A intenção é que o produto oriundo desse cultivo possa ser comercializado ou integrado à Associação Bem da Terra.

Livro comemorativo

A obra com o título Autogestão e extensão universitária: 20 anos de história traz artigos que resgatam um pouco sobre o curso histórico do Nesic. Trazendo experiências e reflexões teóricas dentre outros temas, o livro busca contemplar o conjunto de conhecimentos adquirido ao longo desses 20 anos.

Os trabalhos presentes foram elaborados por docentes, técnicos e estudantes, que fizeram ou fazem parte atualmente do núcleo. A organização ficou a critério do atual coordenador do Nesic e professor do Programa de Pós- Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), Renato Della Vechia, e dos professores do PPGPSDH/UCPel, Aline Mendonça e Tiago Nunes.

No dia 13 de novembro, o livro foi apresentado ao público no VII Seminário de Políticas Sociais do Mercosul (SEPOME).

Redação: Lia Xavier