/ Notícias / Mestrando da UCPel tem trabalho aceito em evento mundial sobre processamento digital de sinais
Mestrando da UCPel tem trabalho aceito em evento mundial sobre processamento digital de sinais
Mestrando da UCPel tem trabalho aceito em evento mundial sobre processamento digital de sinais
O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Juliano Barboza, teve seu trabalho aceito no maior evento mundial sobre processamento digital de sinais. O encontro, intitulado IEEE International Symposium on Circuits & Systems (ISCAS- 2017), ocorrerá entre os dias 28 e 31 de maio, na cidade de Baltimore, estado de Maryland nos Estados Unidos. 

Intitulado, A New Kernel Kalman Filter Algorithm for Estimating Time-Varying Nonlinear Systems, o trabalho propõe uma nova formulação do filtro de Kalman baseado em funções Kernel para estimação de sistemas, operando em meios não lineares e variantes no tempo. Um exemplo de sistemas com características não lineares e variantes no tempo é o eco acústico. 

O trabalho desenvolvido por Barbosa modela o sistema acústico assumindo suas não linearidades e variância no tempo. “Isso permite que o sistema proporcione um cancelamento do eco acústico com maior eficiência, contribuindo para uma melhor qualidade na comunicação”, explica o orientador do trabalho, professor Sérgio Almeida. 

De acordo com Almeida, será a primeira vez que um estudante da UCPel tem um artigo aprovado para o evento, considerado uma dos mais importantes do mundo. “Ser selecionado para um evento desse porte demonstra o reconhecendo e a contribuição científica do artigo para a área de processamento digital de sinais, visto que o trabalho foi avaliado por um corpo de revisores muito qualificado”, avalia o docente.   Além do professor Almeida, é co-orientador do trabalho o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), José Carlos Bermudez. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?