/ Notícias / MEEC/UCPel apresenta pesquisas no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
Três trabalhos do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel) serão apresentados no XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). A fim de promover sustentabilidade na área, o encontro ocorrerá entre 22 e 26 de julho, em Natal (RN). A programação inclui nove eventos base e 15 satélites.

As pesquisas serão apresentadas em três eventos: 45º Seminário Integrado de Software e Hardware; 10º Simpósio de Computação Ubíqua e Pervasiva e 18º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Os trabalhos, desenvolvidos pelos mestres Cleiton Garcia e Anderson Cardozo e pelos mestrandos Felipe Haertel e Verônica Tabim, integram softwares e hardwares em busca de soluções para as áreas da saúde e agricultura.

Conforme acredita o orientador dos alunos, professor Adenauer Yamin, o Congresso servirá como um norteador das políticas de educação e pesquisa, unindo professores e pesquisadores de diferentes especialidades. "Apresentar trabalhos em eventos desse porte será uma oportunidade de compartilhar a constante busca da excelência na área de eletrônica e computação praticada no Mestrado da UCPel", frisa.

Exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates relacionados ao uso da computação em prol da sustentabilidade completam a programação do maior evento de tecnologia do Brasil. Além disso, estão previstas reuniões dos Órgãos de Fomento CNPq e CAPES com os coordenadores dos cursos de pós-graduação em computação do país.

Em 2018, o CSBC tem como tema Computação e Sustentabilidade. De acordo com o professor da UCPel, promover a sustentabilidade é criar e manter condições para avançar em harmonia com o meio ambiente. "Esse é um campo interdisciplinar, no qual técnicas computacionais são usadas para possibilitar o desenvolvimento sustentável", explica.

Redação: Piero Vicenzi