/ Notícias / Inscrições para Pós em Auditoria em Saúde vão até dia 15
Inscrições para Pós em Auditoria em Saúde vão até dia 15
Auxiliar as organizações no processo de gestão, buscando soluções de controle e acompanhamento dos processos internos das instituições de saúde são alguns dos objetivos principais da Pós-Graduação Lato Sensu de Auditoria em Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A especialização, cujas inscrições encerram na próxima sexta-feira (15), tem carga horária de 360 horas.

Com foco na atualização e na formação continuada dos profissionais atuantes no mercado de trabalho, o curso se destaca por seu domínio multidisciplinar. Estão aptos a cursar a especialização profissionais que ocupam posições-chave em sistemas de saúde, sejam prestadores de serviços públicos e privados ou financiadores da assistência, que estejam preocupados com a velocidade das mudanças e dispostos a prepararem as respostas adequadas às novas exigências de qualidade e resolubilidade nos sistemas de saúde. Nesse contexto, encaixam-se desde médicos, dentistas e enfermeiros, até contadores, advogados, administradores e outros afins, com formação de nível superior.

De acordo com o diretor de Assistência do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Edevar Machado Júnior, a prestação de serviço de saúde envolve uma prática de alto custo e um processo complexo de relação comercial. Segundo o gestor, as instituições enfrentam o desafio de assegurar o cumprimento da relação contratual com as operadoras de planos de saúde, com o Sistema Único de Saúde e com os próprios pacientes de forma transparente, objetiva e ética. "Permeando esta relação encontra-se a tarefa de assegurar o necessário resultado positivo das operações que permita a sustentabilidade da organização. Neste cenário faz-se imprescindível o envolvimento de corpo técnico capacitado a partir de uma formação sólida e alinhada com estes objetivos, tendo na figura do Auditor em Saúde peça-chave nesta tarefa", pontua.

As aulas devem ocorrer quinzenalmente, às sextas-feiras à noite, das 19h às 23h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

As inscrições para o curso podem ser feitas neste link, onde estão disponíveis outras informações.

Caso nacional
Um exemplo da importância da figura de um auditor dentro do processo de gestão das instituições de saúde pôde ser verificado no fim do mês de julho, quando a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o maior hospital filantrópico do Brasil, suspendeu por 30 horas o atendimento em seu pronto-socorro, alegando falta de materiais. O Ministério da Saúde solicitou que o Conselho Estadual de Saúde, o Ministério Público e o governo de São Paulo abram as contas da entidade para uma auditoria, de forma que possa ser avaliado o destino dos recursos que deveriam ser suficientes para sustentar o atendimento de aproximadamente 10 mil pessoas por dia.