/ Notícias / III Semana Tecnológica das Engenharias prossegue até sábado (22)
III Semana Tecnológica das Engenharias prossegue até sábado (22)
Sabe como funciona uma impressora 3D? Ou como montar um sistema de aquisição de dados meteorológico? Estes e outros projetos desenvolvidos por acadêmicos e mestrandos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão em exposição na III Semana Integrada das Engenharias, que ocorre no Campus II da Universidade até o dia 22 de outubro.

Além da apresentação de trabalhos produzidos por acadêmicos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, a programação contempla a realização de palestras, minicursos e visitas técnicas. “O evento foi planejado para proporcionar a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais que atuam em empresas de alta tecnologia”, informa o coordenador dos três cursos de graduação, professor Leandro Zafalon Pieper.

Na Mostra de Trabalhos, 12 projetos estão sendo apresentados, mas esse número deverá crescer conforme a realização do evento, informa o professor Claudio Machado Diniz. A Mostra foi criada com a intenção de incentivar o contato de alunos do ensino médio com as áreas das engenharias. Diversas escolas foram convidadas para participar da atividade que é gratuita.

Responsável pela criação de uma impressora 3D, o mestrando em Engenharia Eletrônica e Computação, Lucas Costa, pesquisou vários modelos até montar o que está exposto na Mostra. A impressora foi construída com materiais de baixo custo e utiliza o plástico PLA para fazer a impressão de diversos projetos. “Eu já tinha algumas peças e comecei a pesquisar sobre o sistema durante a realização da minha graduação, mas a montagem ocorreu mesmo no final do ano de 2015”, conta.

Outro trabalho que está chamando a atenção dos visitantes é uma estação de sistema meteorológico. Elaborado pelo acadêmico de Engenharia Eletrônica Matheus Fernandes da Silva, o projeto recolhe dados como temperatura, umidade e pressão atmosférica de minuto a minuto. Todas as informações são transferidas para um computador possibilitando a caracterização do clima. “Utilizei materiais de baixo custo e disponíveis no mercado como canos de PVC, material plástico como pratos e sensores de pressão”, explica.

A abertura do evento, ocorrida na noite de segunda-feira (17), foram convidados o representante da TEWAC Tecnologia, Rafael Gebert, e Eduardo Antunes. Os temas Sistemas Embarcados e Como montar uma Startup foram apresentados. A Semana prossegue nesta terça-feira (18) com a realização de mais duas palestras. Confira o restante da programação abaixo:

19h15min - Projeto de Software para Nuvem - Sidnei da Fonseca Pereira Jr.
20h30min - Coffee Break
20h45min - Palestra Energia Solar: Desafios e Possibilidades - Alex Chagas (Inove Energias Renováveis)

Mostra de Trabalhos
Visitas Técnicas

16h - Mostra
19h15min - Palestra - Eficiência Energética na Indústria Eberson Barros (Barros Eletro Motores)
20h30min - Coffee Break
20h45min - Palestra - Projeto e Desenvolvimento do Microcontrolador ZR16 – Um Caso de Sucesso Prof. João Baptista Martins (UFSM)

16h - Mostra
19h15min - Palestra - Chip Codificador/Codificador de Séries Temporais em Redes AC – Algoritmos em Silício - Prof. Sergio Bampi (UFRGS)
20h45min - Painel: A interação entre Engenharia e Saúde

09h – Minicurso Autocad LateX
10h45min – Minicurso – Autocad- LateX
14h – Minicurso - Conheça o Arduíno - LateX

Vestibular

O curso de Engenharia de Computação está entre as 21 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2017, que a partir desta edição terá três opções de seleção de ingresso: prova tradicional, agendada ou uso da nota do Enem. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro através do site ucpel.edu.br/vestibular. A taxa de inscrição para o Vestibular Agendado, prova tradicional e para uso da nota do Enem é de R$ 50 até o dia 07 de novembro. Candidatos à Medicina pagam R$ 150, também até 7 de novembro. Após essa data, os valores serão alterados.