/ Notícias / GITEP/UCPel e 5ª DPR lançam Projeto Construindo Redes
GITEP/UCPel e 5ª DPR lançam Projeto Construindo Redes

O Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel) lança no dia 30 de outubro o Projeto Construindo Redes. Desenvolvida em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), através da 5ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), a iniciativa visa criar e manter espaços de discussão e divulgação do trabalho desenvolvido no órgão. A atividade é aberta e será realizada às 19h, na sala 403C, no Campus I.

A proposta do Construindo Redes é desenvolver ações de conscientização e sensibilização quanto à importância do tratamento penal para a reintegração social dos encarcerados. Para isso, o projeto será desenvolvido em três eixos: rede escolar, sociedade em geral e, por fim, empresas privadas e associações sem fins lucrativos.

Entre as ações, estão previstas palestras nas escolas a fim de apresentar a visão da Susepe sobre diferentes aspectos da violência e da criminalidade em sociedade. Os projetos desenvolvidos no âmbito de tratamento penal também serão expostos.

Em relação às ações voltadas à sociedade em geral, serão promovidas discussões sobre aspectos da realidade do sistema prisional na região. Já para os segundos e terceiros setores serão oportunizadas palestras que apresentem aspectos legais e operacionais dos serviços penitenciários, visando com isso atrair parceiros para o desenvolvimento das atividades de tratamento penal.

Segundo o coordenador do GITEP, professor Luis Antônio Chies, a relação da UCPel com os órgãos locais e regionais de gestão dos serviços penais, em especial a 5ª DPR, tem possibilitado o desenvolvimento de importantes ações. “Além de termos estrutura e recursos humanos capazes de contribuir com essa demanda, a característica e missão comunitária da UCPel vai ao encontro dessa situação”, enfatiza.

Além da 5ª DPR e do GITEP, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel, a atividade conta com o apoio do Presídio Estadual de Canguçu.

Confira a programação completa do evento de lançamento:

Redação: Manuelle Motta