/ Notícias / GITEP/UCPel apresenta estudo sobre abigeato em Audiência Pública
GITEP/UCPel apresenta estudo sobre abigeato em Audiência Pública

O Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel) apresentará um estudo sobre Abigeato no Rio Grande do Sul em Audiência Pública sobre Segurança no Campo, realizada nesta sexta-feira (11). Promovida pela Câmara Municipal de Vereadores, em parceria com a 93ª Expofeira de Pelotas, a atividade ocorrerá às 9h, no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas.

O levantamento que será apresentado foi realizado em maio deste ano. Para elaborar o estudo, o grupo levou em consideração os indicadores criminais dos últimos três anos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP). A importância da Zona Sul receber uma Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB), uma vez que ocupa a segunda colocação em ocorrências de abigeato em 2017, está entre os apontamentos.

Essa e outras evidências serão apresentadas na ocasião pelo coordenador do GITEP, professor Luiz Antônio Bogo Chies. Segundo ele, a oportunidade enfatiza a contribuição da Universidade, enquanto produtora de conhecimento, na elaboração e execução de políticas de enfrentamento. “Estamos nos esforçando para produzir um banco de dados sobre questões de segurança na Zona Sul. Dessa forma, conseguimos auxiliar as lideranças a agir mais efetivamente”, complementa o professor.

A atividade será realizada durante a 93ª Expofeira de Pelotas e na sede do evento. Segundo Chies, isso enfatiza a força que a agropecuária tem na região, ao reunir lideranças políticas e do setor econômico para debater o assunto. “Através da análise científica sobre o abigeato, essas lideranças poderão se mobilizar para avançar em termos de demandas e ações”, destaca o professor.

Além do GITEP, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel, a Audiência Pública contará com a participação de produtores rurais, prefeitos e secretários da região, sindicatos, associações rurais, Brigada Militar e demais instituições responsáveis pela Segurança Pública. O deputado federal, Afonso Hamm, e o deputado estadual, Luiz Henrique Viana, complementarão o debate falando sobre a legislação do porte de arma rural e medidas de combate ao abigeato na ovinocultura, respectivamente.

Redação: Manuelle Motta