/ Notícias / Escolas da região apresentam trabalhos no primeiro dia do Salão Universitário da UCPel
Escolas da região apresentam trabalhos no primeiro dia do Salão Universitário da UCPel
23.10.2018 | 17:47 | #salao-universitario
Escolas da região apresentam trabalhos no primeiro dia do Salão Universitário da UCPel
Alunos do ensino fundamental e médio demonstraram conhecimento e confiança ao apresentarem trabalhos no Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) nesta terça-feira (23). A 3ª Mostra de Iniciação Científica e Extensão se confirma como novo espaço para a apresentação dos melhores trabalhos realizados por escolas da região.  

A Escola Mário Quintana, juntamente com a Box Maker, apresentou quatro trabalhos sobre computação criativa. Através de atividades, o pensamento computacional foi desenvolvido e resultou na criação de protótipos de semáforo robótico, pedestre anime robótico e dispositivo para monitoramento robótico de ambientes.

Para os estudantes Gabriel da Silva, Erick Hinrz, João Vitor Meirelles e João Pedro da Cunha (do 8º, 7º e 5º anos), aprender a programar possibilita novas formas de questionamento e desenvolvimento da criatividade através de brincadeiras. “No começo tivemos várias dificuldades porque não sabíamos nada, fomos aprendendo até dar certo”, explicou Gabriel.

A partir dos projetos, uma campanha de educação no trânsito será desenvolvida na escola, comentou o orientador dos trabalhos, Neemias Steinle. Além da Escola Mário Quintana e da Box Maker, integraram a terceira Mostra o Colégio Franciscano Espirito Santo (Bagé), a Escola Estadual Ensino Médio João de Deus Nunes (Canguçu) e o Instituto Federal Sul Riograndense. 

Ainda no primeiro dia do evento, teve espaço os resultados de pesquisas e de extensão apresentadas por profissionais sem vínculo com instituições de ensino. Ambas as categorias foram criadas para aproximar estudantes e reaproximar profissionais do ambiente Universitário.

O Salão Universitário da UCPel prossegue até sexta-feira (26) apresentando resultados de pesquisas científicas e projetos de extensão desenvolvidos na Região Sul. Palestras, minicursos e roda de extensão constam na programação do evento, disponível no site http://salao.ucpel.edu.br/

Redação: Rita Wicth – MTB 14101    

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?