/ Notícias / Engenharia da Computação participa da Maratona de Programação
Engenharia da Computação participa da Maratona de Programação
21.09.2015 | 14:17 | #engenharia-de-computacao
Engenharia da Computação participa da Maratona de Programação
Seis estudantes do curso de Engenharia da Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participaram da primeira fase da 20ª Maratona de Programação, que ocorreu no dia 12 de setembro no Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O professor do Centro Politécnico Cláudio Diniz atuou como treinador (coach) dos estudantes Gustavo Ribes, Morgana da Rosa, Rafael Schulte, Kelvin Ferreira, Matheus Protzen e Pedro Julio.

A Maratona de Programação é uma competição de programação organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e destinada a alunos de graduação e início de pós-graduação da área de Computação. Cada time, formado por exatamente três alunos matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, tem à sua disposição somente um computador e cinco horas para colaborar e resolver o maior número possível de problemas que são entregues no início da competição, sem a intervenção do professor.

A Maratona de Programação é dividida em duas fases. A primeira fase, que ocorre em várias sedes regionais por todo Brasil, classifica os times que resolveram o maior número de problemas em cada sede para a final brasileira, que ocorre este ano em São Paulo. Os melhores times da final brasileira se classificam para a competição mundial de programação, o International Collegiate Programming Contest (ICPC), organizada pela Association for Computing Machinery (ACM).

De acordo com o professor Diniz, a participação na Maratona de Programação promove a criatividade e habilidade dos estudantes em solucionar problemas reais, descritos em linguagem textual, e traduzi-los em linguagem de programação de computadores. Além disto, segundo o professor Diniz, a competição estimula o trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas sob pressão.