/ Notícias / Engenharia Civil bate recorde em ensaio destrutivo de pontes de macarrão
Engenharia Civil bate recorde em ensaio destrutivo de pontes de macarrão
12.06.2019 | 16:45 | #engenharia-civil
Engenharia Civil bate recorde em ensaio destrutivo de pontes de macarrão

Acadêmicos do 9° semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) obtiveram novo recorde no Ensaio Destrutivo Pontes de Macarrão: a carga suportada foi de 315,7 quilos.  A atividade foi proposta pelo professor Francisco Gonçalves e oito pontes de macarrão foram construídas.

De acordo com o acadêmico integrante na equipe recordista, Pedro Henrique Link, a estratégia utilizada foi de calcular os esforços atuantes na ponte, além de mencionar a estrutura através de ensaios de tração e compressão já realizados. “Por conseguinte, utilizamos uma fórmula para dimensionar as barras da ponte, para que através disso pudéssemos dimensioná-la por uma carga X”, explica.

O outro grupo participante, cuja ponte rompeu com 259,8 quilos, ficou em segundo lugar. Para o membro Gustavo Rockembach, o maior desafio enfrentado foi a realização dos cálculos, além das técnicas utilizadas na montagem da peça.

De acordo com o professor, a atividade proporciona o diferencial de reunir diversos conhecimentos. “A partir dela, os alunos conseguem colocar em prática conceitos de física, esforços predominantes, flexão e equilíbrio”, pontua.

Além de Pedro Henrique Link e Gustavo Rockembach, são integrantes dos grupos os alunos Élcio Venzke, Gustavo Nalério, Matheus Bellomo, Patrique Goulart, Pedro Soares, Ricardo Oliva, Vinícius Carvalho, Bruno Duarte, Juliano Raubach, Lucas Melo e Nelson Costa.

Redação: Helena Rocha