/ Notícias / Egressa da UCPel elabora aplicativo para automação residencial inteligente
Egressa da UCPel elabora aplicativo para automação residencial inteligente
17.01.2020 | 13:27 | #edr #ciemsul
Egressa da UCPel elabora aplicativo para automação residencial inteligente

A egressa do curso de Engenharia da Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Rociele Silveira, é a idealizadora da Dream Tech, uma das oito novas incubadas do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul/UCPel). A empresa trabalha exclusivamente com automação residencial inteligente em Pelotas, possibilitando que casas, antes consideradas comuns, possam ser controladas de qualquer lugar do mundo através de um aplicativo instalado no smartphone.

A Dream Tech foi pensada a partir de pesquisas feitas por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre Internet das Coisas. Através do conceito, que fala sobre a interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, é possível obter grande controle de equipamentos. A partir dos resultados obtidos, Rociele constatou a carência destes dispositivos na região Sul do Brasil. 

Entre os serviços oferecidos pela empresa pelotense estão: iluminação, fechadura biométrica, controle de temperatura, home theater e cinema, som ambiente, alarme, controle de cortinas e persianas, piscina e irrigação. A proprietária da Dream Tech afirma que o apoio da UCPel, e dos docentes que nela atuam, foi imprescindível para o desenvolvimento do projeto. “Sempre tive muito incentivo e ajuda para tornar esse grande sonho uma grande realidade. Queremos levar conforto, segurança e economia até nossos clientes”, afirma.

Outro apontamento feito pela egressa da UCPel foi a respeito das disciplinas vistas durante a graduação e que foram responsáveis por despertar nela o espírito empreendedor. Como exemplo, citou as disciplinas de Empreendedorismo e Legislação Profissional. Na primeira, Rociele aprendeu a fazer o próprio plano de negócios, já que não tinha quem o fizesse. Já em Legislação Profissional, aprendeu como reger as regras de estágio, de startups, consolidação das leis trabalhistas, entre outros.

O empreendimento é um dos oito novos incubados do Ciemsul, localizado no Parque Tecnológico. Já como incubada do espaço, Rociele enfatizou a importância dos conhecimentos compartilhados na incubadora da Católica de Pelotas, que passam por Marketing, Financeiro, Jurídico, Recursos Humanos, entre outros.

Como contratar o serviço:

O contato pode ser feita através do site da empresa, pelas mídias sociais Facebook e Instagram, bem como na sede da Dream Tech, localizada na Av. Domingos de Almeida, 1765, no bairro Areal. A partir do contato, a equipe analisa a necessidade do cliente e da residência e, se necessário, faz a instalação dos dispositivos e do aplicativo. Hoje, cerca de dez casas já contam com os equipamentos funcionando em perfeito estado. Com o crescimento e desenvolvimento dos dispositivos inteligentes, a tendência é que essa realidade de residências inteligentes seja algo mais acessível a população, beneficiando muitas famílias. 

 

Redação: Kerolin Lulhier

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?