/ Notícias / EDR/UCPel recepciona CEO da Global Urban Development no Parque Tecnológico
EDR/UCPel recepciona CEO da Global Urban Development no Parque Tecnológico
07.11.2019 | 19:40 | #edr #ciemsul
EDR/UCPel recepciona CEO da Global Urban Development no Parque Tecnológico

Na tarde de quarta-feira (6), o CEO da Global Urban Development (GUD), Marc Weiss, esteve no Pelotas Parque Tecnológico para discutir com o Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel) a implementação de uma Zona de Inovação Sustentável (ZIS) em Pelotas. Caso ocorra a instalação, o Rio Grande do Sul poderá se tornar o local mais inovador e sustentável da América Latina até 2030, devido à existência de uma ZIS em Porto Alegre.

Durante a reunião, Marc apresentou dados obtidos nos quatro anos de funcionamento do ZISPOA, tais como resultados de parcerias com Suécia e Estados Unidos. O interesse em Pelotas se deve à estrutura do Parque Tecnológico ser compatível com as necessidades do projeto que a GUD desenvolve. A iniciativa tem foco em estimular e desenvolver questões econômicas, sustentáveis e tecnológicas.

De acordo com o CEO, a finalidade dos ZIS é fomentar startups e o crescimento de negócios entre jovens empreendedores universitários, técnicos, estudantes e ativistas sociais. “E também para estimular o crescimento das pessoas em paz umas com as outras e em paz com a natureza”, afirma.

Na avaliação do coordenador do EDR, Ezequiel Megiato, o encontro foi positivo para a cidade e também para a UCPel. “A elaboração de uma ZIS em Pelotas viria acrescentar ao município pela forma de trabalho com olhar voltado ao ambiental, social e econômico”, avalia.

A Universidade também seria beneficiada com a parceria, devido ao caráter colaborativo da proposta. “Como instituição podemos nos orientar a partir dos conceitos do GUD, estimulando cada vez mais nossa extensão, pois essa noção de trabalho em conjunto é muito forte nos nossos projetos”, salienta o coordenador do EDR.

O coordenador do EDR, Fábio Castro Neves, e o coordenador do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul/UCPel), Leandro Félix, também participaram do encontro.

Redação: Lia Xavier