/ Notícias / Docente tem artigo aprovado em conferência internacional
Docente tem artigo aprovado em conferência internacional
23.07.2019 | 16:50 | #ciencias-contabeis
Docente tem artigo aprovado em conferência internacional

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professora Geruza Rodrigues Thiel, teve artigo científico aprovado no XIX USP International Conference in Accounting. O evento, um dos mais relevantes do país na área contábil, ocorrerá entre os dias 24 e 26 de julho, em São Paulo.

Por ser um evento de abrangência internacional, as normas para submissão de artigos são rígidas. Segundo a docente, a relevância do tema e a construção da pesquisa possibilitaram o aceite. ”É um momento único, em que grandes instituições de ensino superior se reúnem para mostrar suas competências e trocar experiências”, avalia.

Atualmente, o evento é o principal espaço de debate nas áreas de controladoria e contabilidade. Através do intercâmbio de estudos e experiências, a conferência reúne pesquisadores nacionais e internacionais para divulgar ideias sobre teoria e prática. “É uma atividade que sempre apresenta estudos avançados sobre a contabilidade, além de temáticas inovadoras, o que proporciona muito aprendizado”, destaca.

O trabalho

Intitulado Uso do planejamento orçamentário na administração de condomínios da Zona Norte de Porto Alegre/RS: estudo sob a ótica de síndicos gestores, o artigo foi produzido em parceria com pesquisadores de outras três instituições de ensino superior.

O artigo ressalta a importância de utilizar na prática as ferramentas explanadas na graduação. Segundo ela, os conhecimentos adquiridos facilitam a organização das informações, otimizam recursos e tornam os processos eficazes. “Identificamos que os síndicos aplicam ferramentas de gestão, seja por conhecimento acadêmico ou por instrução dos escritórios de contabilidade que dão suporte para eles, o que contribui para uma administração eficiente”, explicou.

Redação: Manuelle Motta